Instrutores de oito Estados concluem capacitação rural em MS

Na próxima segunda-feira (28), representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – Senar/MS participarão do último módulo do curso de Ovinocaprinocultura, com foco na ovinocultura de corte, que acontecerá na Fazenda Modelo da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). Além dos três instrutores de Mato Grosso do Sul, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Na próxima segunda-feira (28), representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – Senar/MS participarão do último módulo do curso de Ovinocaprinocultura, com foco na ovinocultura de corte, que acontecerá na Fazenda Modelo da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). Além dos três instrutores de Mato Grosso do Sul, concluirão as 120 horas de profissionalização, representantes do Ceará, Piauí, Pernambuco, Bahia, Goiás, Manaus e Amazonas, totalizando 28 técnicos.
“Essa é uma capacitação nacional que busca a qualidade técnica dos instrutores do Senar, inclusive em suas regionais, visando atender às reais demandas de setores específicos da agropecuária”, diz Clodoaldo Martins, superintendente do Senar/MS, referindo-se ao Programa de Capacitação Tecnológica de Instrutores e Técnicos, focado nas cadeias produtivas estratégicas para o setor agropecuário.
Os dois primeiros módulos foram realizados na Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral (CE) e, em Campo Grande (MS) foi selecionado para sediar o encerramento da capacitação que poderá ter reflexos positivos no Estado. “Desenvolvemos em MS o Programa Proovinos, que leva orientação aos produtores sobre criação e mercado. Atualmente 80% de nossa produção de ovinos é direcionada a um só frigorífico de São Paulo. Com essas orientações, acreditamos na melhoria da cultura de nossa região e possibilidade de futuros números mais expressivo”, assegura Mariana Gilbert Urt, coordenadora do Programa Proovinos do Senar/MS.
Todo o treinamento oferece captação de imagens em audiovisual, para que posteriormente, possa ser utilizados em outros treinamentos, de outros Estados. Além de novas informações do setor, os técnicos receberão conhecimentos atualizados para a produção de cordeiros com qualidade e sustentabilidade, incluindo conteúdos relacionados à integração lavoura-pecuária, sistema de produção, diversificação e sustentabilidade do negócio. Os conteúdos também abordam novas técnicas de controle de verminose, o que é considerado um grande gargalo para a atividade.
Sobre o Senar – O Senar é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação daAgricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver açõeseducativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

Conteúdos relacionados