Imunização contra gripe é antecipada e população pode se vacinar no Belmar Fidalgo

Em Campo Grande, 110 mil pessoas devem ser vacinadas. No país, a meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas, o que representa 80% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em Campo Grande, 110 mil pessoas devem ser vacinadas. No país, a meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas, o que representa 80% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde

Gestantes, crianças a partir de seis meses até dois anos de idade e idosos acima de 60 anos já podem se vacinar contra a gripe. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa amanhã (5) e vai até o dia 25 deste mês, mas quem quiser se antecipar a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) montou um posto volante na Praça Belmar Fildalgo e já está realizando a vacinação. O Belmar está localizado na rua 13 de junho entre a rua Barão do Rio Branco e Dom Aquino. O posto volante ficará no local até às 17h de hoje (4).

Dona Ana Graça dos Santos, 63 anos, estava no Belmar e aproveitou para se vacinar. Ela conta que desde o ano passado, quando se vacinou pela primeira vez não pegou mais gripe. “A vacina é muito boa. Não fiquei mais gripada. Eu era o pai e a mãe da gripe, agora não pego nem espirro”, diz.

A aposentada Francisca Ferreira dos Santos, 70 anos, também aprova a vacinação. De passeio por Campo Grande, a amazonense disse que se vacina há muitos anos, e desde que começou nunca mais pegou gripe forte. “Meu sistema imunológico melhorou muito. Já peguei gripe, mas nunca forte”, conta.

Em Campo Grande, 110 mil pessoas devem ser vacinadas. Segundo Blaiderg Cavalcante de Almeida, auxiliar social do setor de imunização da Sesau, todas as unidades básicas de saúde vão ter vacinação. Os supermercados da Rede Comper, Atacadão, Extra e Walmart também terão postos de vacinação. No Shopping Campo Grande, na área central do térreo, haverá um estande de vacina. O posto volante que está no Belmar vai amanhã para a avenida Afonso Pena, entre as ruas 13 de maio e 14 de julho e fica até o dia 12. Nos dias 14 e 15 vai para o Mercadão Municipal.

A vacina protege contra três cepas (subtipos) de vírus que mais circularam no país no ano passado, inclusive, a influenza A (H1N1) – gripe suína. Para vacinar basta levar um documento pessoal. Quem tiver o cartão SUS recomenda-se levar, mas caso o paciente ainda não o tenha não é obrigatório. Quem está de passagem em outras cidades também pode se vacinar.

Locais de Vacinação

Para saber qual a unidade básica de saúde mais próxima da sua casa acesse o site da Sesau e do lado direito clique em Unidades de Saúde (nono ícone em laranja). As unidades estão separadas por região, escolha a sua e confira o endereço e o telefone para mais informações. Ou confira aqui o endereço mais próximo.

Crianças

Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.

Reação

As reações adversas são leves e incluem dor ou sensibilidade no local da injeção. Apenas pessoas com alergia severa à proteína do ovo devem procurar um médico antes de serem imunizadas.

País

No país, a meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas, o que representa 80% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o órgão investiu R$ 260,3 milhões em 33,9 milhões de doses que serão usadas em todo o país.

Conteúdos relacionados