Imprensa internacional comenta queda de braços entre juiz eleitoral de MS e Google

A ordem de prisão contra o diretor-executivo do Google no Brasil, Fabio Jose Silva Coelho, ganhou destaque na imprensa internacional nesta quarta-feira (26). A rede CNN e o jornal The Wall Street Journal, ambos norte-americanos, noticiaram a verdadeira queda de braços entre um juiz eleitoral de Mato Grosso do Sul e a gigante da internet […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A ordem de prisão contra o diretor-executivo do Google no Brasil, Fabio Jose Silva Coelho, ganhou destaque na imprensa internacional nesta quarta-feira (26). A rede CNN e o jornal The Wall Street Journal, ambos norte-americanos, noticiaram a verdadeira queda de braços entre um juiz eleitoral de Mato Grosso do Sul e a gigante da internet mundial.

Com a veiculação da nota pela CNN, que também distribui notícias como agência internacional, logo os jornais The New York Times, The Guardian, The Washington Post, além dos websites da BBC, e especializados, como o Cnet, The Verge e Huffington Post, também falaram da situação.

O pedido de prisão, feito pelo juiz eleitoral juiz Flávio Saad Perón, da 35ª Zona Eleitoral, foi causado pela recusa do Google em retirar do Youtube vídeos que acusam o candidato a prefeito Alcides Bernal (PP) de ter cometido crimes.

A decisão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) determinou a imediata retirada do ar dos vídeos, mas o Google disse que não cumpriria a ordem. A empresa apresentou defesa alegando que não considera os vídeos como propaganda eleitoral negativa contra o candidato.

Em nota oficial, a gigante da internet afirmou que recorreu para não retirar o vídeo do Youtube porque “em sendo uma plataforma, o Google não é responsável pelo conteúdo postado em seu site”. O juiz discordou e a ordem de prisão foi mantida.

Agora, a Polícia Federal deve realizar diligência no endereço do Google Brasil, em São Paulo, para cumprir a ordem.

Conteúdos relacionados