Governo entra no comitê organizador da Copa do Mundo
A pouco mais de dois anos do início da Copa do Mundo, o governo federal vai passar a integrar o Comitê Organizador Local (COL) da competição para tentar acelerar os preparativos do país para o Mundial, que mais uma vez foram alvo de cobranças da Fifa nesta terça-feira. Após reunião com quase seis horas de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A pouco mais de dois anos do início da Copa do Mundo, o governo federal vai passar a integrar o Comitê Organizador Local (COL) da competição para tentar acelerar os preparativos do país para o Mundial, que mais uma vez foram alvo de cobranças da Fifa nesta terça-feira.
Após reunião com quase seis horas de duração na sede da Fifa, em Zurique, autoridades da federação internacional, do governo e do COL anunciaram que o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, fará parte do conselho de administração do comitê ao lado do presidente da entidade, José Maria Marin, dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, e de Marco Polo Del Nero, integrante do comitê-executivo da Fifa que também foi incluído no COL nesta terça.
A medida repete o que foi feito na organização da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, onde o governo local participou ativamente dos preparativos para o torneio, que foi considerado um sucesso de organização.
No Brasil, até agora, o governo estava responsável pelas obras de infraestrutura, sem coordenação direta com o COL e a Fifa, que estavam encarregados da logística do Mundial.
“O principal objetivo da reunião foi juntar pela primeira vez este grupo, em que temos o governo, a Fifa e o COL, e encarar de maneira aberta e transparente os desafios que temos pela frente”, disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em entrevista coletiva transmitida pelo site da entidade.
Valcke reconheceu que foi um “erro” não ter incluído o governo no COL desde o início do processo de organização, mas disse que era “melhor resolver isso agora do que não resolver nunca”.
“Precisamos nos certificar de que, no pouco tempo que temos, encontraremos respostas imediatas para as questões que se apresentam. Este foi o principal acordo hoje. Trabalharemos juntos para isso, e essa é uma mensagem de comum acordo entre COL, governo e Fifa”, acrescentou.
Segundo o dirigente, a participação do governo no COL será importante para tentar resolver problemas como a mobilidade urbana nas cidades-sede, a capacidade dos aeroportos e o déficit de hotéis –as três principais preocupações da Fifa no momento para a realização do torneio.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
VÍDEO: Bombeira passa por trote com banho de óleo queimado após virar comandante em MS
Capitã não foi poupada em trote que é tradição no Grupamento de Operações Aéreas
VÍDEO: Salgadeiro morre após ter motocicleta atingida por carreta na BR-163 em MS
Vítima teria dito que iria em sua casa buscar mais salgados para vender e, quando saía do posto, houve o acidente
VÍDEO: Agente de saúde parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Ladrão foi embora sem celular roubado, sem veículo e todo rasgado
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.