GeoPantanal discute avanços no mapeamento do uso e cobertura das terras
As principais demandas do governo federal e os avanços tecnológicos e metodológicos para sistematizar o mapeamento do uso e cobertura das terras serão discutidos durante a mesa-redonda que integra o 4° Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. Coordenada pelo pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) Alexandre Coutinho, a atividade ocorre no dia 23 de outubro,…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As principais demandas do governo federal e os avanços tecnológicos e metodológicos para sistematizar o mapeamento do uso e cobertura das terras serão discutidos durante a mesa-redonda que integra o 4° Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. Coordenada pelo pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) Alexandre Coutinho, a atividade ocorre no dia 23 de outubro, das 20h40 às 22 horas, em Bonito (MS).
A sessão vai tratar do papel das geotecnologias, em particular dos novos sensores e metodologias, como importantes instrumentos para geração e organização das informações da agropecuária brasileira. Coutinho apresentará alguns indicadores sobre a posição agrícola do País no cenário mundial, destacando a relevância estratégica de desenvolver e melhorar os sistemas de gestão territorial.
Na sequência, o pesquisador Laerte Ferreira, da Universidade Federal de Goiás (UFG), aborda o uso de séries temporais de imagens de índices de vegetação. Com a evolução do sensoriamento remoto, Ferreira mostrará o potencial de diferentes séries temporais do sensor Modis, em particular aquelas referentes às imagens índices de vegetação, para o monitoramento biofísico ambiental das distintas paisagens e ecossistemas brasileiros, com ênfase nos biomas Cerrado e Pantanal.
“Imagens de satélite de alta resolução espacial para o mapeamento da dinâmica do uso da terra” é o tema da palestra do pesquisador Edson Luís Piroli, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Ele vai apresentar as novas aplicações do uso de imagens orbitais para acompanhar o desenvolvimento de culturas agrícolas e analisar a ocupação das áreas de preservação permanente.
O levantamento de demandas da agricultura e a gestão territorial são assuntos da palestra de Arnaldo Carneiro Filho, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. O secretário aborda a necessidade de maior gestão da atividade agrícola e de inovar e modernizar a política agrícola nacional, visando ampliar os ganhos produtivos e evitar desperdícios e novas expansões territoriais.
O 4° GeoPantanal ocorre de 20 a 24 de outubro de 2012, em Bonito (MS). É organizado pela Embrapa Informática Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mais informações estão disponíveis em: http://www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/2012/.
Notícias mais lidas agora
- Delegado e investigadores são afastados após busca e apreensão sem mandado em hotel de MS
- Comparsa de ‘Neguinho do CV’ é preso em casa de distribuição de drogas no Aero Rancho
- ‘Pode bater’: Promotora mostra conversas em que Stephanie ria ao mandar Christian agredir Sophia
- Morte de Sophia fica em 2º plano e defesa tenta justificar omissão de mãe citando violência doméstica
Últimas Notícias
Claudinho Serra espera, de novo, fim do prazo para entregar atestado médico à Câmara
Tucano pode completar oito meses sem pisar na Câmara de Vereadores depois que foi preso em abril deste ano
Corte da Romênia anula eleição presidencial após resultado inesperado
Documentos do principal conselho de segurança do país citam “ataques híbridos agressivos russos” contra o pleito
Lucas Lucco expõe ‘doenças invisíveis’ que tem desde criança: “Maior mal”
Lucas Lucco abre o coração e detalha sua luta contra ‘doenças invisíveis’ com as quais lida desde que era criança; saiba detalhes da situação
Poupança tem mais saques que aplicações em novembro
Retiradas somam R$ 343,421 bilhões, revela o Banco Central
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.