“Garage Olimpo” será exibido nesta quinta-feira no CineMIS

O CineMIS do mês de maio é dedicado ao Cinema Argentino, uma das cinematografias mais representativas do continente sul-americano que tem se mostrado fortalecida com novas produções. O CineMIS é uma ação do Museu de Imagem e do Som (MIS de MS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), que com […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O CineMIS do mês de maio é dedicado ao Cinema Argentino, uma das cinematografias mais representativas do continente sul-americano que tem se mostrado fortalecida com novas produções. O CineMIS é uma ação do Museu de Imagem e do Som (MIS de MS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), que com temas diversos e abrangentes apresenta uma mostra com olhares e artes tanto de Mato Grosso do Sul quanto de culturas que ultrapassam fronteiras, na segunda semana de cada mês. As exibições, gratuitas ocorrem até está sexta-feira (11), às 19 horas.

O curador, Pietro Luigi, afirma que a mostra desse mês pretende expor o novo Cinema Argentino, com filmes que vão da trilogia do diretor Juan Jose Campanella (sucesso de crítica e público, assistido por milhões de pessoas), aos excelentes “Garage Olimpo” e “Crônica de uma fuga”, ambos tratando de um tema delicado mas ainda com muito reflexo no país: a Ditadura local.

“Entre os mais premiados do mundo, o Cinema Argentino tem se mostrado cada vez mais expressivo, ocupando lugar de destaque graças aos seus filmes com temas fortes (oscilando entre dramas familiares e políticos com algum romance e leves toques de humor). São atuações e direções precisas que vão tornar o público ávido em assistir, debater e compartilhar essas produções”, garante Pietro.

O coordenador do MIS, Rodolfo Ikeda, reforça a tese do curador: “Nossa proposta é estimular debates sobre a cultura em geral, e desta vez, trata-se de uma aproximação de povos vizinhos, já que todo o continente sul-americano, com exceção de nosso País, fala a língua hispânica; assim, essa mostra é muito representativa por termos muitas pessoas em nosso Estado que têm suas origens nos países vizinhos”.

“Com essa agenda, o Museu da Imagem e do Som vem cumprindo sua função social de democratizar o acesso às produções audiovisuais do País e do mundo, além de promover o debate e a reflexão, no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento e cultura no Estado”, explica o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.

10 de maio (quinta-feira)

Garage Olimpo

Argentina na época da Ditadura. Maria, jovem professora e militante de esquerda é sequestrada por um esquadrão militar e mantida sob tortura, de olhos vendados em uma velha garagem. Ela é entregue a um dos “melhores” homens do lugar: Felix, um agente secreto da polícia que leva uma vida dupla, como torturador de prisioneiros e um dedicado cidadão. Então para garantir sua vida, Maria entra no jogo do torturador.

Direção: Marco Bechis

Elenco: Antonella Costa, Carlos Echevarría, Enrique Piñeyro 1999, Drama, 98 min.

11 de maio (sexta-feira)

Clube da lua

Luna de Avellaneda é um clube de dança fundado em Buenos Aires na década de 1940. Durante mais de 40 anos diversos clubes como este funcionaram nos bairros da capital argentina, trazendo diversão e vida social para seus habitantes. A crise financeira dos anos 90, porém, fez com que estes clubes começassem a fechar suas portas. Ameaçado pela falta de clientes, o Avellaneda enfrenta sua maior crise. À beira da falência, os descendentes de seus fundadores se unem para evitar o pior: a transformação do clube em um casino.

Direção: Juan José Campanella

Elenco: Ricardo Darín, María Victoria Biscay, Micaela Moreno 2004, Drama, 143 min.

Conteúdos relacionados