Filme revela cenas raras de Ney Matogrosso em Bela Vista e marca Festival de Brasília

Imagens inéditas do cantor Ney Matogrosso em filmagens com a família na cidade sul-mato-grossense de Bela Vista marcaram o 45º Festival de Brasília, realizado neste final de semana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Imagens inéditas do cantor Ney Matogrosso em filmagens com a família na cidade sul-mato-grossense de Bela Vista marcaram o 45º Festival de Brasília, realizado neste final de semana

Imagens inéditas do cantor Ney Matogrosso em filmagens com a família na cidade sul-mato-grossense de Bela Vista, a 324 quilômetros de Campo Grande, marcaram o 45º Festival de Brasília, realizado neste final de semana.

O documentário ‘Olho Nu’ foi apresentado no sábado (22) e mostrou o artista, que nasceu em Mato Grosso do Sul, em momentos familiares. Ney Matogrosso teve um relacionamento importante com a capital federal no começo da carreira, e a plateia brasiliense do Festival comprovou a ligação, com a reação ao longa metragem.

Segundo o portal #Pipoca Moderna, o documentário sintetiza  o pensamento de Ney “sem muito compromisso em seguir os padrões de uma biografia”. O responsável pela obra, cineasta Joel Pizzini (“Anabazys”), disse que aproveitou a figura do artista para amarrar uma coleção impressionante de imagens de arquivo.

Pizzini se envolveu com o projeto convidado por Paulo Mendonça, amigo de Ney e compositor da música “Sangue Latino”, para fazer um especial na TV Brasil, da qual Mendonça é diretor-geral. A ideia logo cresceu com a quantidade de imagens raras reunidas e com o empenho do cantor, que estava decidido a fazer um filme.

Segundo Ingridy Peixoto, do #PipocaModerna, Ney possuía um rico acervo particular, que foi completado por imagens de emissoras e outras vídeos particulares. O produto final foi resultado de cinco anos de montagens com todo o material. Paloma Rocha, produtora do filme e ex-mulher de Pizzini, explicou que pouco foi acrescentado ao vasto arquivo coletado.

“Assim, o documentário dispensa entrevistas e depoimentos, e somente acrescentou novas filmagens de Ney e de sua mãe na casa da avó no Mato Grosso do Sul. Apesar da ausência de depoimentos exclusivos, parcerias de Ney são retratadas por meio de vídeos de arquivo. No documentário, aparecem registros do cantor ao lado de Caetano Veloso, Chico Buarque, Nelson Gonçalves e Toquinho”, informa.

Conteúdos relacionados