Fetems divulga nota de apoio à greve dos bancários em Mato Grosso do Sul
A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e os seus 71 SIMTED’s (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) vêm publicamente, de forma solidária, apoiar a greve dos bancários, a nível nacional e em especial, no estado de Mato Grosso do Sul, os companheiros e companheiras do Sindicato dos Bancários de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e os seus 71 SIMTED’s (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) vêm publicamente, de forma solidária, apoiar a greve dos bancários, a nível nacional e em especial, no estado de Mato Grosso do Sul, os companheiros e companheiras do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região que estão à frente da organização do movimento na capital do Estado.
Estes trabalhadores e trabalhadoras enfrentam mais uma vez a intransigência dos patrões na hora de negociar. Apesar de apresentarem a cada ano lucros recordes, os banqueiros e o governo mantêm a categoria sob arrocho salarial, assédio moral e demissões.
Entendemos como justa as reivindicações da categoria sobre remuneração, emprego, saúde, condições de trabalho, segurança e igualdade de oportunidades. Os bancários rejeitaram a proposta dos banqueiros de 6% de reajuste (apenas 0,58% de aumento real) nas assembleias realizadas pelo Brasil na quarta-feira 12 e deflagraram a greve a partir desta terça-feira (18) com toda a razão, pois todos os trabalhadores e trabalhadoras tem o direito a valorização profissional digna.
De acordo com a CONTRAF-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) os seis maiores bancos (Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander e HSBC) tiveram R$ 25,2 bilhões de lucro líquido no primeiro semestre, portanto o reajuste apresentado de 0,58% de aumento real é um absurdo e uma falta de respeito com os trabalhadores e trabalhadoras.
Segundo pesquisa apresentada pelo Dieese 97% dos acordos salariais do primeiro semestre no país contêm aumentos reais de salário, quase todos acima da proposta de 0,58% apresentada pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) na penúltima rodada de negociação, no dia 28 de agosto.
A diretoria da FETEMS se coloca assim, ao lado dos trabalhadores (as) bancários (as) e contra os banqueiros, que sustentam seus lucros em cima da categoria e do resto da população. Entendemos que os bancários (as) fazem parte desse sistema de exploração do ser humano pelo ser humano estando no papel de explorados, assim como nós quando utilizamos o sistema bancário.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.