Felipe Orro pede criação do Curso de Geologia no campus da UFMS de Aquidauana

Na sessão desta quarta-feira (6) da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Felipe Orro (PDT) apresentou indicação à reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), professora doutora Célia Maria de Oliveira, pedindo a implantação do Curso de Geologia no campus de Aquidauana. Felipe Orro lembra que na região existem muitos sítios arqueológicos, inclusive […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na sessão desta quarta-feira (6) da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Felipe Orro (PDT) apresentou indicação à reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), professora doutora Célia Maria de Oliveira, pedindo a implantação do Curso de Geologia no campus de Aquidauana. Felipe Orro lembra que na região existem muitos sítios arqueológicos, inclusive as ruínas da cidade de Santiago de Xerez, o mais remoto vestígio de povoação espanhola no Estado.

As ruínas da cidade foram descobertas por pesquisadores da UFMS na Fazenda Volta Grande, distante apenas 20 quilômetros da cidade de Aquidauana. “Seria de fundamental importância a criação desse curso, para formar profissionais que estudarão esse e outros sítios arqueológicos da região. Temos uma história riquíssima, vasta, ainda a ser redescoberta. A história dos povos pré-colombianos que habitaram o Pantanal”, disse Felipe Orro.

A cidade de Santiago de Xerez foi fundada em 24 de março de 1593 pelo descobridor espanhol Ruy Diaz de Guzman, sendo apoiado por jesuítas, e onde moravam milhares de índios. Por ser um marco da posse espanhola na região, foi invadida e destruída pelos Bandeirantes luso-paulistas em 1632, marcando a presença de Portugal na região do Pantanal.

Conteúdos relacionados