Ex-secretário de Corumbá diz que contas rejeitadas pelo TCU não estão ligadas à Prefeitura
O ex-secretário de Meio Ambiente; Cultura e Turismo de Corumbá, Ângelo Pacelli Cipriano Rabelo, informou nesta quarta-feira, 27 de junho, a este Diário que a inclusão do nome dele na lista de gestores públicos, ocupantes de cargos ou funções, que tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), não está relacionada ao […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ex-secretário de Meio Ambiente; Cultura e Turismo de Corumbá, Ângelo Pacelli Cipriano Rabelo, informou nesta quarta-feira, 27 de junho, a este Diário que a inclusão do nome dele na lista de gestores públicos, ocupantes de cargos ou funções, que tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), não está relacionada ao período em que foi secretário da Administração Éder Brambilla (1997 a 2004).
“A inclusão do meu nome na referida lista não está associada ao cargo exercido com muita dedicação, transparência e empenho na Prefeitura de Corumbá, como secretário. A origem do fato ocorreu em virtude de função exercida no Instituto do Parque do Pantanal, em Campo Grande, como interventor a pedido do cantor Almir Sater”, esclareceu por meio de nota.
Rabelo informou que permaneceu como interventor do Instituto entre 2009 e 2010. O Instituto do Parque do Pantanal trabalhava, durante o período em que atuou no comando da intervenção, projetos de conservação e viabilidade econômica do Pantanal.
Tenente-coronel da reserva da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Ângelo Rabelo, exerce atualmente o cargo de gerente de Licenciamento e Gestão Ambiental, na Diretoria de Sustentabilidade do Grupo EBX.
A lista
A matéria informando sobre a lista do TCU contendo nomes de ex-prefeitos de Corumbá e Ladário foi publicada por este Diário no dia 21 de junho. A lista, com dados de todo o Brasil, foi repassada à presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será encaminhada aos Tribunais Regionais e juízes eleitorais. A listagem leva em consideração processos transitados em julgado (que chegaram às instâncias finais dos tribunais) no período de 2004 a 2012.
Pela relação do TCU tiveram suas contas rejeitadas, e estão sujeitos à inelegibilidade os ex-prefeitos de Corumbá Éder Moreira Brambilla, que administrou o Município por dois mandatos – de 1997 a 2004 – , figura em dois processos transitados em julgado; Ricardo Chimirri Candia, que comandou o Executivo corumbaense entre 1993 e 1996 e no ano passado foi preso em Campinas acusado de envolvimento num suposto esquema de fraudes em contratos na Prefeitura daquela cidade, onde havia exercido o cargo diretor de Planejamento e Urbanismo. Aldo Serra Gonçalves, ex-prefeito de Ladário entre 1997 e 2000, também aparece na lista do Tribunal de Contas.
Além de Rabelo, também integram a relação, o ex-secretário de Corumbá na administração de Brambilla, Amilton Fernandes Alvarenga que ocupou as secretarias de Finanças; Saúde e Geral de Governo.
Segundo a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), são inelegíveis os que tiverem as contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente. Essas pessoas não podem se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O interessado pode concorrer apenas se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário. A lista será atualizada periodicamente até as Eleições de 2012 e pode ser conferida nos sites do Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal de Contas da União.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Agetran divulga mudanças de funcionamento dos ônibus para o fim do ano
A linha 079 – Bandeirantes / Hércules Maymone estará suspensa entre os dias 26 de dezembro e 5 de janeiro
Rotary Club de Campo Grande comemora 85 anos e destaca trajetória de ações sociais
Jantar comemorativo reuniu membros da entidade que ressaltaram atuação de destaque em Mato Grosso do Sul
Câmara destina 25% da emenda impositiva da Saúde para projeto coordenado por vereador
Victor Rocha (PSDB) explica que fez pedido a vereadores para ampliar Casa Rosa e atender homens e crianças
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.