Ex-chefe de segurança ridiculariza premiê de Israel e questiona plano de atacar Irã
Em um pronunciamento sem precedentes, o ex-chefe do Shin Bet (serviço de segurança do governo israelense) ridicularizou a figura do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu e advertiu que um ataque israelense ao Irã pode “acelerar dramaticamente” o projeto nuclear iraniano. Em um encontro com um algumas dezenas de pessoas, nesta sexta-feira (27), Yuval Diskin, que foi chefe […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em um pronunciamento sem precedentes, o ex-chefe do Shin Bet (serviço de segurança do governo israelense) ridicularizou a figura do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu e advertiu que um ataque israelense ao Irã pode “acelerar dramaticamente” o projeto nuclear iraniano.
Em um encontro com um algumas dezenas de pessoas, nesta sexta-feira (27), Yuval Diskin, que foi chefe do Shin Bet entre 2005 e 2011, disse que não confia em Netanyahu nem no ministro da Defesa, Ehud Barak, e que não gostaria que “essas pessoas” conduzissem Israel para uma ação “da dimensão de uma guerra com o Irã”.
Ainda não está claro se Diskin sabia que o encontro estava sendo gravado, mas rapidamente o vídeo com seu pronunciamento começou a ser divulgado por redes sociais na internet e, algumas horas depois, as duras criticas que fez aos lideres do país se tornaram manchete dos principais veículos de comunicação.
Diskin ridicularizou Netanyahu e Barak, chamando-os de “messias de Akirov e Keisaria”, em referência aos bairros luxuosos onde o premiê e o ministro da Defesa possuem propriedades. “Eu os vi de perto, e posso dizer a vocês que eles não são messias”, afirmou, questionando a imagem que tanto Netanyahu como Barak tentam criar de si mesmos como “salvadores do povo de Israel”.
Em termos duros, Diskin fez ataques pessoais aos principais lideres do país. “Sabemos que cachorros que latem não mordem. Infelizmente tenho ouvido latidos demais ultimamente”, disse o ex-chefe do Shin Bet. Diskin disse que os lideres do país apresentam ao público um “quadro incorreto sobre a questão iraniana, tentando criar a impressão de que se Israel não agir, o Irã terá uma bomba atômica”.
“Eles se dirigem a um publico tolo ou ignorante, dizendo que, se Israel agir, o Irã não terá a bomba, mas isso é incorreto”, explicou Diskin. “Muitos analistas dizem que uma das consequências de um ataque israelense pode ser uma aceleração dramática do projeto nuclear iraniano.” “O que os iranianos fazem hoje devagar e silenciosamente, (depois de um ataque) terão legitimidade para fazer muito mais rápido”, afirmou.
As declarações de Diskin, um dos mais respeitados militares israelenses, provocaram um escândalo no país. O vice-primeiro-ministro, Silvan Shalom, declarou que tem “muito respeito por Yuval Diskin, que foi um ótimo chefe do Shin Bet”. “Porém, seu pronunciamento foi um erro. Coisas assim não precisam ser ditas”, acrescentou Shalom.
O ministro dos Transportes, Israel Katz, qualificou as palavras de Diskin como “grosseiras e inadequadas”. Diskin não é o primeiro militar importante em Israel que critica o plano, atribuído a Netanyahu e Barak, de atacar as instalações nucleares do Irã.
No ano passado, o ex-chefe do Mossad, Meir Dagan, qualificou o plano como “estúpido”. Na semana passada o chefe do Estado-Maior do Exército israelense, general Benny Gantz, também fez um pronunciamento que foi interpretado como discordância ao plano de ataque ao Irã.
Gantz afirmou que não acredita que o Irã vá produzir armas nucleares. Segundo o general, o governo iraniano é “racional e sabe que seria um erro enorme produzir armas nucleares”. Segundo ele, as sanções econômicas contra o Irã “começam a dar resultados”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Mãe, Jhonathan se matou’: Tiro atingiu testa de vítima e rapaz tentou mentir sobre crime
- Turista tem costela quebrada ao descer de tobogã durante confraternização em MS
- Candidatos reclamam de prejuízos após concurso considerado irregular ser suspenso em MS
- ‘Parte de mim também morreu’: A 5 dias de júri por morte de Sophia, pai fala sobre a dor da ausência da menina
Últimas Notícias
IFMS abre 315 vagas em cursos gratuitos de idiomas a distância
As vagas são destinadas aos cursos de inglês e espanhol em sete cidades de MS
Vereadores analisam dois vetos do Executivo e projeto da primeira infância em Dourados
Entre os projetos pautados para serem discutidos e votados nesta segunda-feira (2) estão dois vetos integrais e a instituição do plano municipal pela primeira infância em Dourados. A medida caso seja aprovada, tem vigência até 2034. O primeiro veto encaminhado pelo prefeito Alan Guedes (PP), trata do projeto de Lei n° 05/2024 que concede benefício…
Arte com lápis de cor e em stop motion homenageia fotógrafa de MS apaixonada pelo Pantanal
Artesã fez desenhos em vários papéis e deu movimento, como se fotógrafa estivesse caminhando no Pantanal
Polícia flagra marido espancando mulher com barra de ferro dentro de banheiro em MS
Mulher deu uma facada no marido para se defender
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.