Pular para o conteúdo
Geral

Ex-chefe de segurança ridiculariza premiê de Israel e questiona plano de atacar Irã

Em um pronunciamento sem precedentes, o ex-chefe do Shin Bet (serviço de segurança do governo israelense) ridicularizou a figura do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu e advertiu que um ataque israelense ao Irã pode “acelerar dramaticamente” o projeto nuclear iraniano. Em um encontro com um algumas dezenas de pessoas, nesta sexta-feira (27), Yuval Diskin, que foi chefe […]
Arquivo -

Em um pronunciamento sem precedentes, o ex-chefe do Shin Bet (serviço de segurança do governo israelense) ridicularizou a figura do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu e advertiu que um ataque israelense ao Irã pode “acelerar dramaticamente” o projeto nuclear iraniano.

Em um encontro com um algumas dezenas de pessoas, nesta sexta-feira (27), Yuval Diskin, que foi chefe do Shin Bet entre 2005 e 2011, disse que não confia em Netanyahu nem no ministro da Defesa, Ehud Barak, e que não gostaria que “essas pessoas” conduzissem Israel para uma ação “da dimensão de uma guerra com o Irã”.

Ainda não está claro se Diskin sabia que o encontro estava sendo gravado, mas rapidamente o vídeo com seu pronunciamento começou a ser divulgado por redes sociais na internet e, algumas horas depois, as duras criticas que fez aos lideres do país se tornaram manchete dos principais veículos de comunicação.

Diskin ridicularizou Netanyahu e Barak, chamando-os de “messias de Akirov e Keisaria”, em referência aos bairros luxuosos onde o premiê e o ministro da Defesa possuem propriedades. “Eu os vi de perto, e posso dizer a vocês que eles não são messias”, afirmou, questionando a imagem que tanto Netanyahu como Barak tentam criar de si mesmos como “salvadores do povo de Israel”.

Em termos duros, Diskin fez ataques pessoais aos principais lideres do país. “Sabemos que cachorros que latem não mordem. Infelizmente tenho ouvido latidos demais ultimamente”, disse o ex-chefe do Shin Bet. Diskin disse que os lideres do país apresentam ao público um “quadro incorreto sobre a questão iraniana, tentando criar a impressão de que se Israel não agir, o Irã terá uma bomba atômica”.

“Eles se dirigem a um publico tolo ou ignorante, dizendo que, se Israel agir, o Irã não terá a bomba, mas isso é incorreto”, explicou Diskin. “Muitos analistas dizem que uma das consequências de um ataque israelense pode ser uma aceleração dramática do projeto nuclear iraniano.” “O que os iranianos fazem hoje devagar e silenciosamente, (depois de um ataque) terão legitimidade para fazer muito mais rápido”, afirmou.

As declarações de Diskin, um dos mais respeitados militares israelenses, provocaram um escândalo no país. O vice-primeiro-ministro, Silvan Shalom, declarou que tem “muito respeito por Yuval Diskin, que foi um ótimo chefe do Shin Bet”. “Porém, seu pronunciamento foi um erro. Coisas assim não precisam ser ditas”, acrescentou Shalom.

O ministro dos Transportes, Israel Katz, qualificou as palavras de Diskin como “grosseiras e inadequadas”. Diskin não é o primeiro militar importante em Israel que critica o plano, atribuído a Netanyahu e Barak, de atacar as instalações nucleares do Irã.

No ano passado, o ex-chefe do Mossad, Meir Dagan, qualificou o plano como “estúpido”. Na semana passada o chefe do Estado-Maior do Exército israelense, general Benny Gantz, também fez um pronunciamento que foi interpretado como discordância ao plano de ataque ao Irã.

Gantz afirmou que não acredita que o Irã vá produzir armas nucleares. Segundo o general, o governo iraniano é “racional e sabe que seria um erro enorme produzir armas nucleares”. Segundo ele, as sanções econômicas contra o Irã “começam a dar resultados”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após oficialização do divórcio, Virginia Fonseca volta a usar nome de solteira

Um mês depois, família não sente mágoa de onça que matou Jorginho

Moradores do Pantanal vão a Brasília pedir plano sobre onças rondando comunidades

INSS: 339 mil beneficiários aderiram ao acordo de ressarcimento

Mutirão da Casa Rosa realiza 153 atendimentos gratuitos em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Justiça determina proibição de shows após as 22h em bar conceituado no Jardim dos Estados

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motociclista fica ferido após bater em carreta no interior de MS

A colisão ocorreu na noite dessa sergunda-feira

Brasil

PF diz que Júnior Mano é ‘figura estruturante de organização criminosa’ para desvio de emendas

Desvio de emendas foram destinadas a mais de 50 municípios do Ceará

Brasil

Ataques a ônibus em SP são registrados até na Avenida Paulista

Investigação ainda não concluiu motivos do aumento dos ataques

Polícia

Familiares e amigos se reúnem em oração por jovem internado na Santa Casa após ataque de pit bulls

O rapaz está precisando de doações de sangue com urgência