Estudos da Ferro-Oeste começam em maio em MS
Os estudos para a implantação da Ferro-Oeste que liga Maracajú e Dourados ao Porto de Paranaguá começam em maio. O anúncio foi feito pelo presidente da Valec – Engenharia,Construções e Ferrovias (órgão ligado ao Ministério dos Transportes), José Eduardo Sabóya Castelo Branco, em audiência com o deputado Federal Geraldo Resende (PMDB) nesta quinta-feira (12). Segundo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os estudos para a implantação da Ferro-Oeste que liga Maracajú e Dourados ao Porto de Paranaguá começam em maio. O anúncio foi feito pelo presidente da Valec – Engenharia,Construções e Ferrovias (órgão ligado ao Ministério dos Transportes), José Eduardo Sabóya Castelo Branco, em audiência com o deputado Federal Geraldo Resende (PMDB) nesta quinta-feira (12). Segundo o presidente, os estudos para formulação de projetos, traçados, viabilidade socioeconômico e ambiental, para o novo trecho da ferrovia será licitado no dia 5 de maio.
O parlamentar reiterou a solicitação de estudos de traçados alternativos para as ferrovias Norte-Sul e Ferro-Oeste. “A nossa intenção inicial era que a linha férrea entrasse em Mato Grosso do Sul, passando por Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Nova Andradina, chegando até Maracaju e passando por Dourados”, explicou Geraldo, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias.
O estudo solicitado pelo deputado foi apresentado, no ano passado, pelos governadores, bancadas e técnicos dos Estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná. “O traçado alternativo ainda está em análise, mas a informação de que o ramal do modal, que parte de Maracajú, e passando por Dourados, já estar listado como prioridade, é uma boa notícia”, comemorou.
Segundo o presidente da Valec, “o levantamento do traçado alternativo solicitado por Geraldo prossegue. Mas o que é viável no momento é esta ligação em Mato Grosso do Sul”. As linhas férreas também passarão por Mundo Novo e Cascavél (PR).
“Realizei esta solicitação por estar ciente da inclusão da Ferrovia de Integração Centro-Oeste no cronograma de obras deste órgão, no trecho com cerca de 1.000 quilômetros entre Campinorte (GO) e Lucas do Rio Verde (MT), que deve ficar pronto em 24 meses após o início das obras, ou seja, no fim de 2015”, explicou o parlamentar, ao priorizar Mato Grosso do Sul.
“O transporte de cargas por trilhos é três vezes mais barato que pelas rodovias e quero carrear a rica produção de meu Estado, por este modal”, finalizou Geraldo Resende.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Em pré-estreia, fofura do elenco de ‘Chico Bento’ rouba a cena no último dia da CCXP 24
Novo filme da Mauricio de Sousa Produções, Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa serviu como o pontapé inicial do último dia de CCXP24, que acontece neste domingo (8).
Latidos de cachorro alertam família que encontra motorista morto no banheiro
Cachorro da família começou a latir, estranhando aparentemente a longa permanência de seu dono no local
Denunciante termina preso após ameaças e confusão no Jardim das Hortênsias
Segundo boletim de ocorrência, denunciante aparentava estar embriagado. Supostos agressores desacataram autoridades
Luis Henrique é eleito craque e Botafogo coloca cinco jogadores na seleção do campeonato
Atacante foi escolhido como melhor do Brasileirão, da Libertadores e tem sido convocado para a Seleção Brasileira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.