Estudos da Ferro-Oeste começam em maio em MS
Os estudos para a implantação da Ferro-Oeste que liga Maracajú e Dourados ao Porto de Paranaguá começam em maio. O anúncio foi feito pelo presidente da Valec – Engenharia,Construções e Ferrovias (órgão ligado ao Ministério dos Transportes), José Eduardo Sabóya Castelo Branco, em audiência com o deputado Federal Geraldo Resende (PMDB) nesta quinta-feira (12). Segundo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os estudos para a implantação da Ferro-Oeste que liga Maracajú e Dourados ao Porto de Paranaguá começam em maio. O anúncio foi feito pelo presidente da Valec – Engenharia,Construções e Ferrovias (órgão ligado ao Ministério dos Transportes), José Eduardo Sabóya Castelo Branco, em audiência com o deputado Federal Geraldo Resende (PMDB) nesta quinta-feira (12). Segundo o presidente, os estudos para formulação de projetos, traçados, viabilidade socioeconômico e ambiental, para o novo trecho da ferrovia será licitado no dia 5 de maio.
O parlamentar reiterou a solicitação de estudos de traçados alternativos para as ferrovias Norte-Sul e Ferro-Oeste. “A nossa intenção inicial era que a linha férrea entrasse em Mato Grosso do Sul, passando por Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Nova Andradina, chegando até Maracaju e passando por Dourados”, explicou Geraldo, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias.
O estudo solicitado pelo deputado foi apresentado, no ano passado, pelos governadores, bancadas e técnicos dos Estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná. “O traçado alternativo ainda está em análise, mas a informação de que o ramal do modal, que parte de Maracajú, e passando por Dourados, já estar listado como prioridade, é uma boa notícia”, comemorou.
Segundo o presidente da Valec, “o levantamento do traçado alternativo solicitado por Geraldo prossegue. Mas o que é viável no momento é esta ligação em Mato Grosso do Sul”. As linhas férreas também passarão por Mundo Novo e Cascavél (PR).
“Realizei esta solicitação por estar ciente da inclusão da Ferrovia de Integração Centro-Oeste no cronograma de obras deste órgão, no trecho com cerca de 1.000 quilômetros entre Campinorte (GO) e Lucas do Rio Verde (MT), que deve ficar pronto em 24 meses após o início das obras, ou seja, no fim de 2015”, explicou o parlamentar, ao priorizar Mato Grosso do Sul.
“O transporte de cargas por trilhos é três vezes mais barato que pelas rodovias e quero carrear a rica produção de meu Estado, por este modal”, finalizou Geraldo Resende.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.