Escolas da Rede Pública têm até 1º de junho para se inscrever no Prêmio Gestão Escolar 2012
As unidades escolares da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso do Sul já podem participar do Prêmio Gestão Escolar 2012. O cadastro das instituições deve ser feito exclusivamente pela internet, no site www.consed.org.br/pge, até o dia 1º de junho. No dia 30 de março, a Secretaria do Estado de Educação (SED) publicou no Diário […]
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As unidades escolares da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso do Sul já podem participar do Prêmio Gestão Escolar 2012. O cadastro das instituições deve ser feito exclusivamente pela internet, no site www.consed.org.br/pge, até o dia 1º de junho.
No dia 30 de março, a Secretaria do Estado de Educação (SED) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) a resolução n.º 2.531/2012 que regulamenta o Prêmio Gestão Escolar 2012 nas escolas da Rede Pública de Ensino do Estado.
No cadastro a escola deve preencher correta e completamente o formulário de inscrição, finalizar a inscrição, obtendo o dossiê gerado pelo sistema online, e em seguida imprimir, encadernar e enviar o documento ao comitê avaliador de primeira instância do Prêmio.
O dossiê enviado pela escola inscrita no concurso será analisado em duas etapas, uma pelo Comitê de Primeira Instância de Avaliação Externa do Prêmio Gestão e a outra pelo Comitê de Segunda Instância de Avaliação Externa.
A participação só é impedida para a instituição de ensino e/ou direção já contempladas com o prêmio de “Destaque Estadual” nas edições 2009 e 2010.
Prêmio Gestão Escolar
O Prêmio é um instrumento de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas brasileiras, identificando e reconhecendo os estabelecimentos escolares que desenvolvam práticas eficazes de gestão.
O objetivo do projeto é premiar a escola que se destaca pela competência de sua gestão e por iniciativas e experiências inovadoras e bem sucedidas para que assim seu desempenho seja reconhecido, servindo de modelo para as demais instituições de ensino.
A intenção é que o prestígio dado a escola premiada estimule o desenvolvimento da gestão democrática e eficaz nos colégios, tendo como foco o compromisso com o ensino, com a aprendizagem e com os resultados das avaliações externas.
O Gestão Escolar também tem o objetivo de incentivar a melhoria contínua nos colégios, pela elaboração de planos de ação, tendo como base a autoavaliação.
Comitês avaliadores
A SED publicou também no dia 30 de março as resoluções n.º 2.532 e 2.533/2012, que, respectivamente, instituem o Comitê de Primeira e o Comitê de Segunda Instância de Avaliação Externa do Prêmio Gestão Escolar.
As listas com a relação de nomes designados para compor os Comitês, e também a resolução que regulamenta o Prêmio Gestão Escolar 2012 podem ser acessadas na página 14 do Diário Oficial do Estado de 30 de março de 2012.
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