Enersul fecha o cerco contra furto de energia em Coxim
Nesta semana, a Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) está trabalhando no combate ao furto de energia em Coxim. O foco principal é o comércio, principalmente bares e conveniências, onde o gasto de energia é grande, mas a conta é pequena. Na manhã desta terça-feira (27), funcionários da empresa, acompanhados de peritos, constataram […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta semana, a Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) está trabalhando no combate ao furto de energia em Coxim. O foco principal é o comércio, principalmente bares e conveniências, onde o gasto de energia é grande, mas a conta é pequena.
Na manhã desta terça-feira (27), funcionários da empresa, acompanhados de peritos, constataram que uma conveniência, localizada na rua Afonso Costa Campos, estava fraudando o real consumo de energia.
No relógio da conveniência, cuja caixa estava sem lacre, os funcionários encontraram um buraco, feito para queimar uma das fases consumidoras de energia. Conforme o boletim de ocorrência, a tampa da caixa também estava sem o lacre.
Os funcionários informaram que até maio o comércio gastava média mensal de 2 mil kw/h, depois passou a consumir apenas 730 kw/h, levantando suspeita da Enersul. De acordo com a empresa, o responsável pela conveniência é reincidente, sendo que em 2010 o medidor teve de ser trocado.
Até o último dia 21, a Enersul contabilizava 127 mil inspeções em unidades consumidoras de Mato Grosso do Sul, ao longo de 2012. Em 27 mil casos, a concessionária teve que trocar o medidor. Desse total, 21 mil devido à constatação de fraudes e 8 mil por causa de defeitos.
Em Coxim, foram vistoriadas 1.123 unidades consumidoras, sendo que 311 foram autuadas. Nesses locais os aparelhos precisaram ser substituídos para que toda a energia consumida, de fato, fosse registrada integralmente e não de forma parcial como estava acontecendo por conta de fraudes e defeitos provocados por falsos técnicos que induzem clientes ao delito.
A empresa explica que é natural que depois da troca do medidor ocorra uma brusca variação da quantidade de energia medida. Isso não quer dizer que o registro anterior à mudança estava certo e depois ficou errado.
Na realidade, é exatamente o contrário: os medidores retirados por apresentar defeito ou adulteração não registravam a verdadeira quantidade consumida. Já os novos instalados são medidores eletrônicos de última geração, altamente confiáveis e certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia).
Segundo a Enersul, empresa recebe cerca de mil comunicações por mês de suspeita de fraude por meio do canal de teleatendimento 0800722-7272. A ligação é gratuita, inclusive para telefone celular. Vale ressaltar que o furto de energia é um crime, com pena prevista de até quatro anos de reclusão.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Após divórcio, ex-BBB Diego Grossi admite luta contra vício: “Fiquei preso”
Ex-BBB Diego Grossi abriu o coração e deu detalhes de sua luta contra um vício; notícia veio à tona logo após Franciele anunciar o divórcio
Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
Decoração exuberante chama atenção em residência do casal Elizabeth e Júlio, no bairro Santo Antônio
Precisa de emprego? Funsat tem 2,1 mil vagas nesta quinta-feira
Cerca de 291 empresas de Campo Grande estão com seleção abertas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.