Nesta semana, a Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) está trabalhando no combate ao furto de energia em . O foco principal é o comércio, principalmente bares e conveniências, onde o gasto de energia é grande, mas a conta é pequena.

Na manhã desta terça-feira (27), funcionários da empresa, acompanhados de peritos, constataram que uma conveniência, localizada na rua Afonso Costa Campos, estava fraudando o real consumo de energia.

No relógio da conveniência, cuja caixa estava sem lacre, os funcionários encontraram um buraco, feito para queimar uma das fases consumidoras de energia. Conforme o boletim de ocorrência, a tampa da caixa também estava sem o lacre.

Os funcionários informaram que até maio o comércio gastava média mensal de 2 mil kw/h, depois passou a consumir apenas 730 kw/h, levantando suspeita da Enersul. De acordo com a empresa, o responsável pela conveniência é reincidente, sendo que em 2010 o medidor teve de ser trocado.

Até o último dia 21, a Enersul contabilizava 127 mil inspeções em unidades consumidoras de Mato Grosso do Sul, ao longo de 2012. Em 27 mil casos, a concessionária teve que trocar o medidor. Desse total, 21 mil devido à constatação de fraudes e 8 mil por causa de defeitos.

Em Coxim, foram vistoriadas 1.123 unidades consumidoras, sendo que 311 foram autuadas. Nesses locais os aparelhos precisaram ser substituídos para que toda a energia consumida, de fato, fosse registrada integralmente e não de forma parcial como estava acontecendo por conta de fraudes e defeitos provocados por falsos técnicos que induzem clientes ao delito.

A empresa explica que é natural que depois da troca do medidor ocorra uma brusca variação da quantidade de energia medida. Isso não quer dizer que o registro anterior à mudança estava certo e depois ficou errado.

Na realidade, é exatamente o contrário: os medidores retirados por apresentar defeito ou adulteração não registravam a verdadeira quantidade consumida. Já os novos instalados são medidores eletrônicos de última geração, altamente confiáveis e certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia).

Segundo a Enersul, empresa recebe cerca de mil comunicações por mês de suspeita de fraude por meio do canal de teleatendimento 0800722-7272. A ligação é gratuita, inclusive para telefone celular. Vale ressaltar que o furto de energia é um crime, com pena prevista de até quatro anos de reclusão.