Encontro de alunos no MS mobiliza 180 jovens em Campo Grande

Neste sábado, dia 10 de novembro, das 13h às 17h, aproximadamente 180 Agentes Jovens de 48 escolas estaduais de ensino médio de Campo Grande, que aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, participam do 1º Encontro de Agentes Jovens do Mato Grosso do Sul. Organizado pela Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Neste sábado, dia 10 de novembro, das 13h às 17h, aproximadamente 180 Agentes Jovens de 48 escolas estaduais de ensino médio de Campo Grande, que aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, participam do 1º Encontro de Agentes Jovens do Mato Grosso do Sul.

Organizado pela Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul, com apoio do Instituto Unibanco, no encontro os alunos discutirão sobre diversos temas relacionados à juventude e educação, como drogas lícitas e ilícitas, bullying, gravidez na adolescência, comportamento dos jovens nas mídias sociais, relação professor/aluno, participação da família na vida acadêmica, entre outros. O evento acontecerá na Escola Estadual Hercules Maymone (Rua Joaquim Murtinho, 2612 Itanhanga Parque, Campo Grande / MS).

O objetivo desse encontro é fazer com que esses adolescentes se conheçam e possam trocar experiências e expectativas. No evento, os alunos desenvolvem diversos tipos de atividades lúdicas, com dinâmicas, reflexões coletivas, dentre outros. As atividades propostas reforçam a importância do papel desses alunos no Projeto, a influência que eles conseguem exercer sobre outros estudantes a permanecerem na escola.

O Agente Jovem, uma importante metodologia do ProEMI/Jovem de Futuro, tem um papel fundamental no desenvolvimento do projeto nas escolas. O aluno, que é um estudante do Ensino Médio público, preferencialmente representante de turma ou aluno eleito pelos colegas para desempenhar tal papel, atua como um multiplicador, mobilizando toda a comunidade escolar e identificando alunos com baixo desempenho para motivá-los a permanecer na escola. Além disso, esses jovens aprendem a desenvolver habilidades de liderança e mobilização, e aplicam esses conhecimentos em ações e estratégias para o beneficio das escolas onde estudam.

Atualmente, o Mato Grosso do Sul possui mais de 53 mil jovens estudando em quase 100 escolas beneficiadas pelo Projeto. O objetivo é chegar a mais de 300 escolas e aproximadamente 160 mil alunos, até 2017. O ProEMI/Jovem de Futuro estará presente em cerca de 3000 escolas estaduais localizadas em sete estados brasileiros (Ceará, Piauí, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Rondônia), beneficiando quase 3 milhões de alunos.

Conteúdos relacionados