Egípcios voltam às ruas para protestar contra o presidente do país
Após o anúncio que terá plenos poderes para governar o Egito, o presidente Mouhamed Mursi é alvo hoje (23) de um protesto, no Cairo, capital do país, na Praça Tahrir, que virou o símbolo da resistência para os egípcios. Os manifestantes foram convocados por grupos de oposição que contestam a decisão de Mursi de assumir […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após o anúncio que terá plenos poderes para governar o Egito, o presidente Mouhamed Mursi é alvo hoje (23) de um protesto, no Cairo, capital do país, na Praça Tahrir, que virou o símbolo da resistência para os egípcios. Os manifestantes foram convocados por grupos de oposição que contestam a decisão de Mursi de assumir o que chamou de “poder total”, transformando suas ordens em medidas definitivas, sem contestações.
A iniciativa de Mursi foi comunicada à população em nota oficial, informando que o presidente também terá algumas atribuições do Legislativo e do Judiciário. Os parlamentares que pertencem à Assembleia Constituinte são alvo de críticas por suspeitas de irregularidades. Há três dias, as principais cidades egípcias estão sob um clima de tensão.
Eleito há cinco meses, Mursi foi elogiado por autoridades internacionais ao conseguir negociar um cessar-fogo entre o Hamas, movimento de resistência islâmica, e Israel. Mas paralelamente às articulações em favor do fim da crise na região da Faixa de Gaza, ele anunciou a ampliação de seus poderes como presidente da República.
O protesto tem entre seus líderes Mohamed ElBaradei, vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Ayman Nour, George Ichak, Hamdin Sabbahy e Amr Moussa, que acusaram o presidente da República de tentar dar um golpe contra a legitimidade.
No ano passado, os manifestantes egípcios lideraram uma onda de protestos, que contaminou vários países muçulmanos. Na ocasião, os manifestantes defendiam a renúncia do então presidente Hosni Mubarak, mudanças na cúpula política e o fim das violações de direitos humanos. Mubarak renunciou, é mantido preso e responde a processos na Justiça.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Caminhão estraga e interrompe trânsito em rotatória na Via Park
Trânsito ficou interrompido no local
Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic
Consideram que os juros altos prejudicarão o emprego e a recuperação da economia
Motociclista sofre queda ao desviar de buraco e morre arrastado por carreta
O rapaz seguia em uma moto Honda CG pela Avenida
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.