Dourados terá duas novas escolas de ensino médio

Depois de garantir a implantação de uma escola de ensino médio no Jóquei Clube, o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) está viabilizando a conquista de mais um estabelecimento de ensino a ser implantado no Jardim Flórida/Parque do Lago I ou no Jardim Canaã I. As conquistas são resultado de uma parceria entre o parlamentar e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Depois de garantir a implantação de uma escola de ensino médio no Jóquei Clube, o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) está viabilizando a conquista de mais um estabelecimento de ensino a ser implantado no Jardim Flórida/Parque do Lago I ou no Jardim Canaã I. As conquistas são resultado de uma parceria entre o parlamentar e o governo do Estado, por meio de articulações junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e inclusão dos projetos no PAR (Plano de Ações Articuladas).

Para a construção da Escola no Jóquei Clube, o FNDE já creditou na conta do governo do Estado, R$ 9.949.451,24, que possibilitarão o início da construção desta e de mais outras cinco escolas em Mato Grosso do Sul, nos municípios de Amambai, Bataguassu, Nioaque, Ponta Porã, e Três Lagoas. Cada escola terá, em média, o custo de R$ 3,8 milhões. A do Jóquei Clube será construída em uma área situada na Linha do Potreirito, onde a Prefeitura já está efetuando a terraplanagem.

Quanto ao estabelecimento que deverá ser construído no Jardim Flórida ou no Canaã I, a proposta de convênio encaminhada pelo governo do Estado está em fase de análise. A definição do local depende da doação, pelo Município, de área com no mínimo 10 mil metros quadrados.

As duas novas escolas terão 13 salas de aula, quadra poliesportiva coberta, além das áreas administrativas, vestiários, laboratórios bibliotecas, entre outros. Os novos estabelecimentos deverão atender regiões da cidade que contam com grande contingente de alunos, egressos do ensino fundamental, e que precisam se deslocar vários quilômetros para dar continuidade aos estudos.

No caso do Jardim Flórida, por exemplo, a região tem uma população estimada em 15 mil pessoas, e mesmo assim, não tem nenhuma escola de ensino médio que possa atender aos alunos que residem no Jardim Novo Horizonte, Parque do Lago I e II, Jardim Flórida I e II, Altos do Indaiá, Panambi-Verá, Jardim Clímax, Estrela Porã e Estrela Yvaté.

Segundo Geraldo Resende, nesta região estão instaladas cinco escolas municipais de ensino fundamental (1º ao 9º ano), que são a Efantina Quadros, Avani Cargnelutti Fehlaue, Luiz Antonio Alves Gonçalves, Iria Lúcia W. Konzen e Weimar Gonçalves Torres. A dificuldade é que os cerca de 3,2 mil estudantes que terminam o ensino fundamental todos os anos, precisam percorrer longas distâncias para chegar a escolas de ensino médio em outras regiões da cidade. “Hoje, as escolas de ensino médio mais próximas da região do Grande Flórida são a Reis Veloso, localizada no Jardim Aurora ou a escola Estadual Pastor Daniel Berg, situada na Vila Amaral”.

O Jardim Canaã I, por sua vez, possui em seu entorno bairros como o Jardim Maracanã, Jardim Santa Hermínia, Jardim Piratininga, Jardim Maipu, Jardim Aydê, e outros, todos com grande contingente populacional, principalmente de jovens em idade escolar e que precisam buscar vagas no ensino médio em outras regiões da cidade.

“Tanto o Grande Flórida quanto o Canaã II, são regiões cuja população cresce muito rápido, com diversos bairros instalados ao redor”, avalia Geraldo Resende, que tem recebido reclamações constantes de moradores das duas localidades cujos filhos são desestimulados a continuar os estudos pela carência de vagas.

“Estamos fazendo todas as gestões necessárias junto o governo do Estado e ao Ministério da Educação para viabilizarmos mais essa conquista para a população destas regiões da cidade. Precisamos atender essa demanda na área da educação, que é um dos principais investimentos que o poder público deve fazer para propiciar melhores dias a nossa gente”, conclui o deputado.

Conteúdos relacionados