Discurso polêmico de Sarkozy estimula debates na União Europeia sobre imigração
A menos de um mês e meio das eleições presidenciais na França, o presidente Nicolas Sarkozy estimulou na União Europeia o debate sobre a reforma do Tratado de Schengen – que define regras sobre a livre circulação de pessoas em 26 países da Europa. Em defesa do que chamou “proteção da França”, Sarkozy criticou as […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A menos de um mês e meio das eleições presidenciais na França, o presidente Nicolas Sarkozy estimulou na União Europeia o debate sobre a reforma do Tratado de Schengen – que define regras sobre a livre circulação de pessoas em 26 países da Europa. Em defesa do que chamou “proteção da França”, Sarkozy criticou as normas em vigor que facilitam o ingresso de imigrantes na região.
Em Villepinte, nos arredores de Paris, o presidente ameaçou suspender a participação da França no tratado. Ele deu uma espécie de ultimato para que seus parceiros europeus reformem o acordo e reforcem o controle das fronteiras para evitar a entrada de imigrantes ilegais.
Porém, as reações às ameaças de Sarkozy foram imediatas – interna e externamente. Em resposta ao discurso do presidente francês, o porta-voz do governo alemão, Georg Streiter, disse que considera o Tratado de Schengen um “bem precioso”.
A comissária europeia das Relações Exteriores, Cecília Malmstrom, disse que negociações sobre o tratado estão em curso há alguns meses entre o Conselho e o Parlamento europeus. Segundo ela, uma possível modificação do texto requer alterações no tratado da União Europeia, do qual a França faz parte.
Para analistas políticos, Sarkozy, segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, atrás do socialista François Hollande, tentou seduzir o eleitorado de extrema direita, propondo que a Europa adote medidas protecionistas.
Sarkozy defendeu que a França, a exemplo dos Estados Unidos, adote o mecanismo que obriga os governos europeus a utilizarem exclusivamente produtos fabricados no bloco em suas compras. O discurso pela “França forte” incluiu ainda um pedido de ajuda ao povo francês para reverter o resultado das pesquisas e garantir o favoritismo.
(Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI)
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.