Diretor da ‘BBC’ renuncia após notícia falsa de pedofilia

O diretor-geral da emissora pública britânica BBC, George Entwistle, renunciou ao cargo neste sábado, após um escândalo provocado pela veiculação de uma notícia falsa de que um ex-político havia abusado sexualmente de um adolescente. “Eu decidi que o honrável a fazer é renunciar”, disse Entwistle em um pronunciamento. Na semana passada, a emissora veiculou informações […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O diretor-geral da emissora pública britânica BBC, George Entwistle, renunciou ao cargo neste sábado, após um escândalo provocado pela veiculação de uma notícia falsa de que um ex-político havia abusado sexualmente de um adolescente. “Eu decidi que o honrável a fazer é renunciar”, disse Entwistle em um pronunciamento. Na semana passada, a emissora veiculou informações de que o ex-tesoureiro do Partido Conservador britânico Alistair McAlpine era acusado de molestar um jovem em um abrigo para menores nos anos 70 e 80.

O jornalista já havia pedido desculpas à própria equipe e afirmado que não sabia com antecedência sobre a reportagem do programa Newsnight que gerou o escândalo. Na sexta-feira, aBBC emitiu um pedido de desculpas oficial.

“Jamais fui a qualquer lar para jovens”, disse Alistair McAlpine nesta semana. As acusações haviam sido feitas por Steve Messham, que disse ter sido vítima de pedofilia durante a adolescência. Durante a última semana, no entanto, ele reconheceu que McAlpine não era o autor das agressões.

Conteúdos relacionados