Dilma visita obras da Ferrovia Norte-Sul em Goiás

Na primeira visita ao estado de Goiás desde que foi eleita, a presidenta Dilma Rousseff vistoria hoje (15) obras da Ferrovia Norte-Sul nas cidades de Anápolis e Goianira. A ferrovia faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, quando concluída, terá cerca de 3 mil quilômetros de extensão que farão a integração de […]

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Na primeira visita ao estado de Goiás desde que foi eleita, a presidenta Dilma Rousseff vistoria hoje (15) obras da Ferrovia Norte-Sul nas cidades de Anápolis e Goianira.

A ferrovia faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, quando concluída, terá cerca de 3 mil quilômetros de extensão que farão a integração de regiões do país, reduzindo o custo do transporte de cargas e favorecendo o crescimento de projetos agropecuários e agroindustriais nesse eixo. Em construção desde 1987, as obras da ferrovia foram interrompidas diversas vezes.

A viagem da presidenta começa com a vistoria ao túnel 2 da Ferrovia Norte-Sul, localizado no trecho entre Anápolis (GO) e Palmas (TO). Esse trecho tem 855 quilômetros de extensão e 95% das obras concluídos, com investimentos de R$ 2,92 bilhões.

Pouco depois, em Goianira, Dilma tem reunião de trabalho com os responsáveis pela obra, em canteiro do trecho que liga Ouro Verde (GO) a Estrela do Oeste (SP). Com 680 quilômetros de extensão, 23% das obras desse trecho estão concluídos e a previsão de investimentos é R$ 2,7 bilhões até 2014. Os dados sobre os dois trechos da ferrovia são do Ministério dos Transportes.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, acompanha a presidenta na visita às obras. Ao ter a confirmação da ida de Dilma ao estado, Perillo, que é do PSDB, partido de oposição ao governo, divulgou nota elogiando o “espírito republicano e a relação democrática que seu governo [da presidenta Dilma] mantém com todas as unidades federativas”. O governador disse que a Ferrovia Norte-Sul vai mudar o perfil econômico de Goiás, com melhoria na área da logística.

O projeto da ferrovia é executado pela Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes.

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