Dilma conversa com Obama sobre Irã e petróleo, diz agência
A presidente Dilma Rousseff expressou ao presidente dos EUA, Barack Obama, nesta segunda-feira suas preocupações de que sanções contra o Irã poderão elevar as tensões no Oriente Médio e causar um aumento nos preços do petróleo, informa a agência de notícias Reuters. O governo brasileiro tem sido contrário a sanções contra a Síria e o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A presidente Dilma Rousseff expressou ao presidente dos EUA, Barack Obama, nesta segunda-feira suas preocupações de que sanções contra o Irã poderão elevar as tensões no Oriente Médio e causar um aumento nos preços do petróleo, informa a agência de notícias Reuters.
O governo brasileiro tem sido contrário a sanções contra a Síria e o Irã, argumentando que esse tipo de medida faria mais mal do que bem aos países.
Ainda em seu encontro bilateral em Washington, Dilma e Obama não discutiram explicitamente a proposta da norte-americana Boeing de vender jatos F-18 ao Brasil, acrescentaram as fontes sob condição de anonimato.
Em fevereiro, a Reuters informou que o Brasil estava inclinado a escolher o modelo de avião fabricado pela francesa Dassault, num contrato estimado em 4 bilhões de dólares para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB).
Acordo
No encontro, Dilma assinou acordos bilaterais com Obama. Além de medidas para facilitar vistos, os presidentes discutiram investimentos e comércio entre os dois países.
No encontro, os Estados Unidos anunciaram a criação de dois novos consulados no Brasil, em Belo Horizonte e Porto Alegre. Dilma e Obama ainda se comprometeram a aumentar a cooperação para que os brasileiros possam viajar sem visto para território americano.
O presidente americano ainda se comprometeu a aumentar em 40% a capacidade de emissão de autorizações de viagem para brasileiros. Os mandatários assinaram acordos sobre o controle de fronteiras e desenvolvimento do tráfego aéreo para aumentar a segurança da aviação civil no espaço aéreo brasileiro.
Comércio
Os chefes de Estado ressaltaram o fluxo comercial entre os dois países, que alcançou US$ 74 bilhões em 2011, e os investimentos em infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Rio.
Os dois países agendaram eventos entre empresários e autoridades para discutir o aumento da cooperação econômica. Também foram assinados compromissos para reforçar a cooperação em políticas e pesquisas agrícolas, medidas sanitárias e a promoção da queda de barreiras no comércio exterior.
Os presidentes ressaltaram a consolidação do G-20 (grupo de países desenvolvidos e emergentes), pedindo a diminuição dos desequilíbrios globais e a criação de condições para o crescimento mundial. Eles promoveram apoio a consultas regulares entre autoridades dos países membros.
Política Externa
Nas relações entre os países, os presidentes reforçaram a necessidade de mudar o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), ainda que Obama não tenha dado apoio explícito à candidatura do Brasil a membro permanente do grupo.
Ainda foram ressaltados as ações conjuntas na América Latina, Caribe e África, demonstrando satisfação na estabilidade política do Haiti e no desenvolvimento de uma rede de monitoramento integrado do cultivo de folhas de coca na Bolívia.
Os países ainda se comprometeram a manter a política de não proliferação de armas nucleares e o incentivo às pesquisas pacíficas no setor atômico.
Ambiente
Dilma e Obama concordaram na importância da Rio+20, que acontecerá em junho, e mostraram satisfação com o progresso de iniciativas de infraestrutura sustentável no Rio e na Filadélfia.
No setor energético, reafirmaram parcerias na produção de petróleo e gás natural, visando a extração no Pré-Sal, e no setor de biocombustíveis, apoiando iniciativas para o uso de recursos renováveis para a aviação e a cooperação para produzir matéria prima na África ocidental.
Os dois países ainda assinaram acordos de cooperação no desenvolvimento científico, especialmente ciências marítimas, medicina e a prevenção e mitigação de desastres.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.