Depois de passar por Corumbá, “Homem Torre” ataca no Rio Grande do Sul
Após subir em uma torre de telefonia em Corumbá, com mais de dez metros de altura, na quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, no bairro Maria Leite e ameaçar se suicidar, José Carlos da Conceição, 30 anos, realizou a mesma ação no Rio Grande do Sul, na cidade de Vacaria, no último dia 16 de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após subir em uma torre de telefonia em Corumbá, com mais de dez metros de altura, na quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, no bairro Maria Leite e ameaçar se suicidar, José Carlos da Conceição, 30 anos, realizou a mesma ação no Rio Grande do Sul, na cidade de Vacaria, no último dia 16 de março.
De acordo com os relatos da matéria enviada por um leitor ao site Terra, a situação ocorrida em Vacaria foi a mesma aplicada mês passado em Corumbá. José subiu na torre de alta tensão da cidade e ameaçava se suicidar por se julgar um “desafortunado” nesta vida, exigindo das autoridades, uma passagem para sua terra natal, a Bahia.
Assim como em Corumbá, José chamou a atenção e vários moradores. Em vacaria, ele conseguiu, segundo a reportagem, atrair milhares de pessoas, situação bem diferente de Corumbá. Porém, assim como em todos os demais locais onde realizou a mesma ação, José conseguiu reunir serviços das Polícia Militar, assistentes sociais e SAMU.
Além da boa oratória, ele também utilizou o mesmo recuso para chamar a atenção. Com uma garrafa e vidro cheia de álcool, ele ameaçou atear fogo ao próprio corpo. Em Vacaria, a uma área de duas quadras foi isolada devido às ameaças.
Em Corumbá, para descer da torre, José exigia que lhe fosse comprada uma máquina fotográfica de alta resolução, além de passagens até Cuiabá, onde faria uma conexão, até a Bahia, sua terra de nascimento, para onde queria retornar. Ele também pedia a presença de uma assistente social fosse que lhe garantisse que seus pedidos seriam atendidos e sua integridade física fosse mantida.
A este Diário, José revelou o motivo o que o faz realizar estas ações pelo Brasil. “A minha situação é a seguinte, eu sou trabalhador, porém, não sou respeitado. Eu sou cinegrafista, porém, não consigo serviço. Estou há seis meses em Corumbá. Tentei até vender balas nas ruas, porém, não consegui. É assim em todos os lugares, nós que não temos dinheiro, não temos vez. Eu só quero uma oportunidade, eu quero me sustentar, eu quero trabalhar”, disse.
Reincidente
Na internet, Jose Carlos, é conhecido como “Homem Torre”, pois ele é acusado de usar de uma boa oratória e fartos argumentos para conseguir o que quer, sendo chamado inclusive de golpista. É possível encontrar em vários jornais online do Brasil registros da mesma situação ocorrida em Corumbá. Em junho de 2011 ele agiu em Porto Seguro. Subiu numa torre de telefonia do bairro Baianão e ameaçou se jogar lá de cima caso as pessoas, que acompanhavam o caso assustadas, não o ajudassem com dinheiro para viajar de volta a Salvador. Deu certo.
De lá pra cá, Zé Carlos já “ameaçou se matar” em Jequié, Jacobina, Brumado e Paulo Afonso, cidades da Bahia. Nestes municípios, ele mobilizou Corpo de Bombeiros, ambulâncias do Samu, polícia, autoridades e acabou conseguindo o que queria.
As últimas cidades a serem percorridas por José Carlos foram Nova Mutum em Mato Grosso, no dia 26 de dezembro e em Santarém, 19 de dezembro de 2011 e Corumbá, 22 de fevereiro.
Apesar de suas constantes ações, José afirma que não é golpista, como revelou: “eu não sou golpista. Eu só quero ter dignidade, quero oportunidade, preciso me sustentar. Me acusam de golpe, mas eu não prejudico ninguém, só quero que me ajudem, pois eu sei que podem me ajudar”, disse José ao ser questionado sobre sua atitude e ao ser chamado de golpista.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Precisa de emprego? Funsat tem 2,1 mil vagas nesta quinta-feira
Cerca de 291 empresas de Campo Grande estão com seleção abertas
Caio Bonfim e Rebeca Andrade são destaques do Prêmio Brasil Olímpico
Cerimônia foi realizada na noite desta quarta no Rio de Janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.