Cruz Peregrina chega em Campo Grande e sai em carreata pelas ruas

Após dois milhões de jovens tocarem na cruz no Brasil, ela chegou em Campo Grande às 2h da manhã, vinda de Corumbá, e fica aqui até o dia 26, quando segue para Coxim

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Após dois milhões de jovens tocarem na cruz no Brasil, ela chegou em Campo Grande às 2h da manhã, vinda de Corumbá, e fica aqui até o dia 26, quando segue para Coxim

A acolhida da Cruz Peregrina, foi realizada às 7h na paróquia Santo Antônio, em Campo Grande. Diante da Cruz, os cursilistas cantaram o hino nacional com hasteamento de bandeira. Depois, o coral da Igreja cantou o hino nacional da Cruz. Em seguida a Cruz saiu em carreta, tendo como primeiro ponto de parada, o Hemosul (Centro de Hemoterapia e Homatologia de Mato Grosso do Sul)

De acordo com o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara, a Cruz foi levada para a igreja Santo Antônio por ela ser um ícone de Nossa Senhora e porque naquela praça, diante da igreja, esteve o Papa João Paulo II. O Bispo emérito Dom Vitório Pavanelo, declarou que para os jovens, a Cruz é um grande desafio. “É como se fosse um recado de Jesus Cristo: tome a Cruz e me siga. Uma proposta desafiadora, porque ou eles assumem a cruz ou fogem dela”, afirmou.

Os responsáveis por trazê-la para Campo Grande foram o padre Antônio Ramos do Prado e o bispo Dom Eduardo, membros da comissão organizadora da peregrinação da Cruz. Segundo eles, a visitação da Cruz tem três eixos nas cidades onde visita que são: a evangelização – momento em que os jovens e as pessoas tocam na cruz, oram e fazem pedidos; social – quando a cruz vai aos locais pedir doação de sangue, visita aos indígenas, orfanatos, presídios, dependentes químicos; e cultural – que é quando a cruz passa pelas igrejas e realiza o show, o “Bote Fé”, como o que vai ser realizado hoje na praça do Papa às 18h.

Durante a acolhida o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas e o presidente da comissão episcopal do Brasil, padre Eduardo Pinheiro, o vereador Paulo Siufi (PMDB) e o vice prefeito, Edil Albuquerque, realizaram o hasteamento de bandeira. Estão participando da peregrinação, membros da JMJ (Jornada Mundial da Juventude). A jornada anual em diversas cidades do Brasil, precede o evento da JMJ que será realizado de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Bento XVI.

Histórico da Cruz

A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1985, quando abençoou a Cruz, que até hoje percorre o mundo inteiro. Em 1986 ela foi para Roma e no ano seguinte, para Buenos Aires, quando cerca de 1 milhão de jovens foram recebidos pela Papa. Em 1988 ela esteve em São Tiago de Compostela, levando mais de 60 mil jovens a peregrinação.

Daí em diante ela passou por países da América do Norte, África e Austrália. Em 1994 deu início a tradição das jornadas em diversas cidade do mundo, como preparação espiritual para o evento mundial, como o que vai acontecer no Rio de Janeiro, em 2013.

No país, os primeiros a receberem a Cruz foram a juventude paulistana, em setembro do ano passado. Outros 13 Estados, além do Distrito Federal já participaram das preparações. Mato Grosso do Sul é o 15º Estado a receber a visita da Cruz .

As Jornadas são realizadas a cada dois anos. No ano passado o evento aconteceu em Madri, na Espanha. A 14ª edição será no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013, pela primeira vez no Brasil.

Programação completa

DIA 23

2h: Acolhida da Cruz e do Ícone com Vigília e Abertura dos trabalhos do 8º Acampamento Sênior com Pe. Luís Cesar(Ponta Grossa-PR)

7h: Acolhida da Cruz pelas Autoridades Civis e Religiosas Catedral Nossa Senhora da Abadiae Santo Antônio

8h: Carreata até o Hemosul / doação de sangue e cadastramento de medula óssea.

13h30: caminhada pela Paz no Trânsito com a Cruz e o ícone de Nossa Senhora, saindo da Paróquia Santo Antônio (Catedral) até a Praça do Papa João Paulo II.

16h: recepção da Cruz naPraça do Papa com show de bandas católicas regionais

18h: Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom Dimas e concelebrada pelos sacerdotes de todas as paróquias e institutos religiosos de Campo Grande

20h: shows com Ministério Adoração e Vida, Missionário Shalon e Olivia Ferreira.

24h: Vigília no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

DIA 24

8h: chegada da Cruz e ícone em Bandeirantes (Forania Rural)

13h30: Chegada da Cruz e do ícone de Nossa Senhora na rotatória da Coca-Cola (Forania Sul)

20h: Chegada da Cruz e do ícone de Nossa Senhora da Paróquia do coração Eucarístico de Jesus (forania Noroeste)

DIA 25

8h: Chegada da Cruz e do ícone de Nossa Senhora na rotatória na Paróquia Nossa Senhora da Guia; visita ao Lixão e entrega de cestas básicas

14h: visita da Cruz e do ícone de Nossa Senhora ao Asilo São João Bosco

16h: visita da Cruz e do ícone de Nossa Senhora a Santa Casa de Saúde (Forania Centro)

19h: Chegada da Cruz e do ícone de Nossa Senhora na Paróquia São João Bosco (Forania Norte)

DIA 26

8h: Chegada da Cruz a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco)

10h: Visita da Cruz ao Cotolengo

14h: Visita da Cruz ao Presídio (Noroeste)

16h: Visita da Cruz a aldeia indígena (Darcy Ribeiro)

19h: Na CATEDRAL, Solene Missa de Despedida e Envio do Ícone de N. Senhora e da Cruz da Jornada a Diocese de Coxim – Dom Dimas e Sacerdotes

20h30 às 24h: Oração, Adoração e Louvor junto a Santa Cruz com Emanuel (Canção Nova) na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio – Cem anos de fé, Vida e Missão.

Conteúdos relacionados