Contas vencidas já podem ser pagas por meio eletrônico

Quem usa o sistema eletrônico de Débito Direto Autorizado (DDA), que dispensa os tradicionais boletos bancários, agora também poderá pagar contas em atraso pelo sistema, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Até então, as contas vencidas não poderiam ser pagas pela internet. Poderão ser boletos que que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Quem usa o sistema eletrônico de Débito Direto Autorizado (DDA), que dispensa os tradicionais boletos bancários, agora também poderá pagar contas em atraso pelo sistema, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Até então, as contas vencidas não poderiam ser pagas pela internet. Poderão ser boletos que que foram incluídos no sistema a partir de 19 de março, diz a federação.

A federação estima que, com o novo serviço, 48 milhões de títulos vencidos sejam incluídos no DDA. De acordo com o diretor adjunto de serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, a novidade vai proporcionar aos clientes maior comodidade e segurança, além de diminuir os riscos do golpe já que não será mais necessário pagar as dívidas em dinheiro.

Para usar o serviço, o cliente precisa se cadastrar como sacado eletrônico no banco no qual tem conta. Após o cadastramento, o banco passa a encaminhar os boletos do cliente eletronicamente, por meio de e-mail ou mensagem no celular. No caso de boletos vencidos, na hora em que for efetuar o pagamento, os valores são corrigidos automaticamente, diz a assessoria.

Desse modo, outra vantagem do serviço é que ele vai permitir redução dos erros de cálculo, pois os valores dos juros e atualizações para pagamento deixam de ser feitos manualmente, afirmou Faria. O serviço, chamado de Débito Direto Autorizado (DDA) Contas Vencidas, foi desenvolvido pela Febraban em parceria com a Associação Brasileira dos Bancos Comerciais (ABBC), a Associação Brasileira de Bancos, a Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), Associação Nacional de Bancos (Asbace) e os bancos associados.

Conteúdos relacionados