Comissão do Senado vai visitar índios da etnia Guarani-Kaiowá em Dourados

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal vão visitar o Mato Grosso do Sul para analisar a situação que vive a etnia indígena Guarani-Kaiowá na região de Dourados. A visita foi marcada depois de mais de quatro horas e meia de debate em audiência pública realizada nesta quinta-feira (1º) na […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal vão visitar o Mato Grosso do Sul para analisar a situação que vive a etnia indígena Guarani-Kaiowá na região de Dourados. A visita foi marcada depois de mais de quatro horas e meia de debate em audiência pública realizada nesta quinta-feira (1º) na CDH.

Durante a comissão o senador Delcídio do Amaral (PT) defendeu a visita e cobrou a participação do governador André Puccinelli (PMDB) no diálogo para solucionar o conflito entre indígenas e produtores rurais na região.

Delcídio avalia que o problema só será solucionado com o diálogo e uma articulação forte da bancada de deputados, senadores e das comissões que vão tentar resolver o problema. O senador também defendeu o ajuste do orçamento para que no ano que vem o Governo Federal possa dar atenção a questão dos Guarani-Kaiowá.

A Câmara também aprovou a criação de uma comissão externa para acompanhar a situação dos índios Guarani-Kaiowá em Mato Grosso do Sul. Os índios estão acampados na fazenda Cambará e já alertaram para a possibilidade de morte coletiva caso fossem retirados das terras que hoje vivem. (Com informações da Agência Senado)

Conteúdos relacionados