Comando Militar homenageia militares que estiveram em missão de paz pelo mundo

Em comemoração ao dia Internacional dos Mantenedores da Paz, que acontece todo dia 29 de maio, o Comando Militar do Oeste prestou homenagem aos bravos homens e mulheres que atuaram e seguem atuando pela manutenção da paz mundial. O capitão Guagliani explicou que a data evoca o dia 29 de maio de 1948 , quando […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em comemoração ao dia Internacional dos Mantenedores da Paz, que acontece todo dia 29 de maio, o Comando Militar do Oeste prestou homenagem aos bravos homens e mulheres que atuaram e seguem atuando pela manutenção da paz mundial.

O capitão Guagliani explicou que a data evoca o dia 29 de maio de 1948 , quando as ONU (Organização das Nações Unidas) criou a operação para supervisão do cessar- fogo na guerra Árabe-Israelense. Esta foi a primeira missão de manutenção da paz da ONU.

O militar explicou que o Brasil tem uma longa história de participação em operações de paz. Em 1950, por exemplo, militares das forças armadas brasileiras integraram o Batalhão de Suez, unidade de infantaria destinada a evitar confrontos entre forças Egípcias e Israelenses.

Desde então, o Brasil tem estado presente em diversas missões de paz, dentre as quais destacamos a participação brasileira em Moçambique, Angola, Timor Leste, Haiti e Líbano.

Sargento Gustavo, que esteve no Haiti por seis meses, conta que a experiência mudou sua vida. “A questão da dificuldade que o povo vive. Se fizermos um comparativo com os nossos problemas, não chega nem de perto com o que eles vivem”, disse.

Para o cabo Correia, o trabalho no Haiti também mudou seus conceitos. “Aprendi que é preciso valorizar mais a família, os amigos”, apontou.

Desde 2004, o Brasil lidera o componente militar da missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti, a MINUSTAH, desempenhando importante papel na reconstrução daquele País.

A crescente participação das tropas brasileiras nas diversas Missões de Paz demonstra o importante papel assumido pelo Brasil como ator global nos assuntos afetos à paz e segurança internacionais.

Conteúdos relacionados