Com 22 anos e 56 kg, o mais jovem e mais leve brasileiro do UFC estreia em busca de sonho

Depois de anos de pedidos dos fãs de MMA por todo o mundo, o UFC resolveu, finalmente, em 2012, estrear a categoria mosca, para lutadores de até 56,8 kg, a mais leve da atualidade no esporte. E agora é a vez de o Brasil ter seu primeiro representante no octógono nesse peso. Com 22 anos, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Depois de anos de pedidos dos fãs de MMA por todo o mundo, o UFC resolveu, finalmente, em 2012, estrear a categoria mosca, para lutadores de até 56,8 kg, a mais leve da atualidade no esporte. E agora é a vez de o Brasil ter seu primeiro representante no octógono nesse peso.

Com 22 anos, o paranaense John Lineker – explico daqui a pouco o nome diferente – não apenas será o mais leve lutador brasileiro do torneio, como também o mais novo quando começar a luta contra Louis Gaudinot neste sábado, no card preliminar do UFC on Fox 3.

Mas apesar da pouca idade, tem um cartel de respeito, tendo estreado no MMA com apenas 18 anos. Ele tem 24 lutas profissionais com 19 vitórias – sendo oito por nocaute – e cinco derrotas, todas ocorridas no ano de 2009, quando fez uma maratona de oito lutas em oito meses. Mas ele reorganizou sua carreira depois disso e, desde então, está com 13 vitórias consecutivas, além de um cinturão do Jungle Fight e um do GP do Nitrix Fight.

“Meu sonho no esporte é dar uma vida boa para minha família, meu filho, minha esposa. Conseguir ganhar o cinturão é meu objetivo também. E vou ganhar, pode ter certeza. Não vou sair da minha cidade para os gringos baterem em mim”, disse o lutador em entrevista ao jornal paranaense Gazeta do Povo. “É uma conquista de muitos anos de trabalho. Graças a Deus chegou o momento. Mas não deixei de trabalhar só porque cheguei lá, continuo batalhando.”

Depois de começar a lutas boxe na cidade de Paranaguá em apenas 14 anos, onde começou a ganhar o apelido de “Mão-de-Pedra”, migrou para o jiu-jítsu aos 16 e para chegar às artes marciais mistas foi um pulo. “Sempre que tenho uma luta importante, passo por uma prova. Isso é para eu chegar com mais garra, determinação, mais coração”, completou.

Dois adendos do blogueiro:

(1) Esse nome diferente foi dado por seu pai em homenagem ao astro do futebol inglês Gary Lineker, que jogou profissionalmente de 1978 a 1994, com passagem destacada pelo Barcelona.

(2) Lineker, o nosso John, foi o único lutador do UFC on Fox 3 a não bater o peso. Ele chegou com 57,7 kg, ficando uma libra acima do limite da categoria. O médico do UFC vetou que ele tentasse cortar esse peso extra e o brasileiro acabou multado em US$ 1.200.

Conteúdos relacionados