Cidade da Saúde: Hemosul vai cadastrar doadores de medula óssea
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) participa neste domingo (15), a partir das 8 horas, das atividades da Cidade da Saúde, localizada nos altos da avenida Afonso Pena, na antiga Cidade do Natal, em Campo Grande. A iniciativa faz parte de uma ação concreta da Campanha da Fraternidade que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) participa neste domingo (15), a partir das 8 horas, das atividades da Cidade da Saúde, localizada nos altos da avenida Afonso Pena, na antiga Cidade do Natal, em Campo Grande.
A iniciativa faz parte de uma ação concreta da Campanha da Fraternidade que este ano conta com o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. O evento terá a participação de órgãos da administração estadual.
O Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) levará até a Cidade da Saúde a sua unidade móvel para a captação de possíveis doadores de medula óssea. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre como é feita a doação e de como este ato pode salvar a vida de muitas pessoas.
Para fazer o cadastro, o doador preenche um formulário com seus dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue para realizar o HLA (exame de compatibilidade). O resultado dos exames irá determinar as características genéticas do doador. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos e com boa saúde pode doar medula óssea.
Esta é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias. O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. A Cidade da Saúde terá cerca de 70 tendas montadas para receber os visitantes.
A Cidade tem o apoio de pastorais, de universidades da Capital e de hospitais como o Regional, do Câncer, Universitário, São Julião, Santa Casa, Proncor, Maternidade Cândido Mariano, entre outros.
Durante todo este domingo os profissionais de saúde realizarão pesagem e aferição de pressão, além de diversos exames como o de hanseníase, cardiologia, teste de glicose e da orelhinha, preventivo do câncer do colo do útero, entre outros. Participam também a Fundação de Desporto de Lazer (Fundesporte); Secretarias de Estado de Educação (SED), de Trabalho e Assistência Social (Setas) e de Governo (Segov), por meio da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania. O evento também contará com a Fundação do Trabalho (Funtrab); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Sanesul; Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul (Hemosul); Procon; Agência Estadual de Metrologia (Aems), Coral de Servidores Públicos do Estado, Vigilância Sanitária Estadual e o Conselho Estadual Antidrogas (Cead).
Notícias mais lidas agora
- Acidente envolvendo ônibus com 50 passageiros paraguaios deixa nove feridos no Paraná
- Trio que morreu em acidente na BR-163 em MS tinha entre 67 e 89 anos
- Banco de dados com 201 DNAs de familiares em MS ajuda a colocar fim na busca por desaparecidos
- Deam investiga 7 registros de vítimas de motociclistas assediadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Funtrab disponibiliza 3.982 vagas de emprego em Campo Grande nesta terça
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 da manhã às 17h30.
Vinte mil aposentados já compraram passagens pelo Programa Voa Brasil
As viagens foram feitas para 77 cidades
Policiais penais pedem saída de diretor da Agepen e continuam com mobilizações
Não aceitaram proposta do Governo do Estado e continuam com as mobilizações
“Ninguém é intocável”, diz Soraya Thronicke sobre desembargadores afastados em MS
No total, o STJ afastou cinco desembargadores e um conselheiro do TCE e determinou o uso de tornozeleira eletrônica
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.