Chávez anuncia que não virá para Rio+20
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta segunda-feira que não participará da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, onde será representado por seu chanceler, Nicolás Maduro. “O chanceler Nicolás Maduro me representará no encontro. Revisamos os documentos e as posições da Venezuela, que são bem conhecidas e se unem às vozes da Alba […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta segunda-feira que não participará da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, onde será representado por seu chanceler, Nicolás Maduro.
“O chanceler Nicolás Maduro me representará no encontro. Revisamos os documentos e as posições da Venezuela, que são bem conhecidas e se unem às vozes da Alba (Aliança Bolivariana para as Américas) e da maioria dos países e povos do mundo”, disse o líder por telefone durante um encontro de seu partido.
Chávez afirmou que a Rio+20 promove um “debate duro e intenso”, mas lamentou que o encontro possa terminar como a cúpula para Mudança Climática de Copenhague (COP 15), realizada em 2009, que acabou sem um acordo concreto para diminuir o aquecimento global.
Chávez disse que “os países desenvolvidos, os países mais poderosos, os países capitalistas, os que mais poluíram, se negam a reconhecer e a assumir sua responsabilidade para tomar decisões e frear o desastre que está em pleno desenvolvimento”.
O presidente acrescentou que a Venezuela se somou às vozes dos países da Alba, da China e do G-77 para que “cada um com seu tom, intensidade e estilo” exija, como se fez em Copenhague, que no “mundo inteiro, todos, assumam este tema com consciência e responsabilidade”.
“Quem mais contamina tem que assumir mais responsabilidade. Não se pode exigir a mesma responsabilidade de todos os países igualmente”, afirmou o presidente venezuelano.
Além disso, o líder culpou o capitalismo e o modelo “depredador e destrutivo” pelo aquecimento global, o degelo e o esbanjamento dos recursos naturais.
“Estamos diante da barbárie, do terrível cenário de destruição da vida, da possibilidade de destruir a vida no planeta, uma coisa terrível”, criticou o presidente, que está realizando um tratamento contra o câncer.
Chávez foi operado nos últimos doze meses por três vezes e foi submetido a um tratamento de quimioterapia e radioterapia. O presidente ainda se recupera de todo esse processo e se prepara para enfrentar a campanha para as eleições de 7 de outubro, quando buscará sua terceira reeleição.
Pelo menos cem chefes de Estado e de Governo e altos representantes de cerca de 176 países participarão da cúpula da Rio+20, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de junho.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Viola tenta impedir planos de Mavi: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Jô questiona Cacá sobre suposta doença: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Zélia garante que descobrirá passado de Clarice: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Laura conta ao marido que viu extraterrestre e boato se espalha: Resumo Tieta, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.