Cartão da Defesa Civil deve ser usado pela ONU em outros países

Criado pelo Ministério da Integração Nacional, o Cartão de Pagamento de Defesa Civil deve ser implantado pela ONU em outros países. Foi o que sinalizou o representante da ONU, Deniz Susar, durante conferência sobre transparência pública realizada no início do mês de outubro na Cidade do Cabo, África do Sul. “O cartão é uma ferramenta […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Criado pelo Ministério da Integração Nacional, o Cartão de Pagamento de Defesa Civil deve ser implantado pela ONU em outros países. Foi o que sinalizou o representante da ONU, Deniz Susar, durante conferência sobre transparência pública realizada no início do mês de outubro na Cidade do Cabo, África do Sul.

“O cartão é uma ferramenta inovadora para o controle preventivo, capacita os cidadãos e, o mais importante, promove a cooperação entre agências do governo. Estamos confiantes de que esta inovação será replicada por outras agências não só no Brasil, mas também em todo o mundo”, afirmou Susar.
O cartão, operado em parceria com o Banco do Brasil e a Controladoria-Geral da União, já está presente em 102 municípios de 17 Estados. Em 9 meses, a Secretaria Nacional de Defesa Civil repassou R$ 272 milhões para aquisição de itens de emergência, como colchões, remédios e água potável, além de ajuda humanitária, cestas básicas, restabelecimento de serviços essenciais, dentre outros. O Estado do Amazonas, castigado pelas cheias no começo do ano, foi o que mais recebeu recursos por meio do cartão (R$ 64 milhões).
O objetivo é dar mais agilidade e transparência aos gastos de recursos liberados pelo governo federal. O uso do cartão foi regulamentado em 2011 e os gastos feitos pelas prefeituras e governos estaduais são detalhados e disponibilizados pelo Portal da Transparência da CGU.

Conteúdos relacionados