Campanha do ativismo faz palestra no Hospital da Vida em Dourados

Dourados segue com a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”. Na quinta-feira à noite foi realizada uma palestra com o tema “Profissionais da Saúde no enfretamento à violência contra as mulheres”, nas dependências do Hospital da Vida, direcionada a todos os funcionários administrativos e de enfermagem. Na palestra foram […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dourados segue com a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”. Na quinta-feira à noite foi realizada uma palestra com o tema “Profissionais da Saúde no enfretamento à violência contra as mulheres”, nas dependências do Hospital da Vida, direcionada a todos os funcionários administrativos e de enfermagem.

Na palestra foram apresentados os principais conceitos que orientam as discussões acerca das relações de gênero. Na discussão sobre os papéis construídos socialmente para homens e mulheres, a violência nas suas diversas formas foi abordada com destaque.

Os palestrantes apresentaram e discutiram o contexto social no qual se dão as relações de violência baseadas no gênero. Foram debates sobre as diferentes formas de violência tipificadas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), bem como os equipamentos da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência.

No evento também foi abordada a questão da Notificação Compulsória que pode ser realizada por qualquer profissional da saúde. Essa notificação é considerada importante porque é a partir dos dados levantados sobre a violência contra as mulheres que os organismos de políticas públicas poderão se basear.

A programação em Dourados foi organizada e é dirigida pela Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, com atividades iniciadas no dia 25 de novembro e que terminam na segunda-feira, dia 10 de dezembro.

Conteúdos relacionados