Câmara de Nova Andradina cria Dia dos Pioneiros para homenagear famílias fundadoras
Por unanimidade, os vereadores de Nova Andradina aprovaram, nesta segunda-feira (25), o projeto de lei que institui o Dia Municipal dos Pioneiros. A iniciativa visa homenagear e resgatar a memória, história e cultura das primeiras famílias nova-andradinenses. De autoria dos vereadores Adriano Palopoli (PSD) e Vicente Lichoti (PT), o projeto aguarda sanção do prefeito José […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Por unanimidade, os vereadores de Nova Andradina aprovaram, nesta segunda-feira (25), o projeto de lei que institui o Dia Municipal dos Pioneiros. A iniciativa visa homenagear e resgatar a memória, história e cultura das primeiras famílias nova-andradinenses.
De autoria dos vereadores Adriano Palopoli (PSD) e Vicente Lichoti (PT), o projeto aguarda sanção do prefeito José Gilberto Garcia (PMDB). A Lei instituirá a data de 10 de setembro como Dia Municipal dos Pioneiros do Município de Nova Andradina e passará a compor o calendário oficial de eventos da cidade.
“Com este Projeto de Lei, Nova Andradina passa a ter mais uma data no calendário comemorativo, resgatando a identidade, a memória, cultura e história dos bairros formadores de nossa cidade, incluindo os cidadãos como sujeitos na construção desse resgate, o registro de um marco histórico para Nova Andradina e para o Mato Grosso do Sul, pois um povo sem cultura é um povo sem identidade”, argumentou Lichoti.
Na mesma linha, o presidente da Câmara, Adriano Palopoli, afirma que a data é um reconhecimento do município aos primeiros moradores da região. “São pessoas que acreditaram nestas terras e aqui investiram, constituíram família e ajudaram na formação sociocultural do povo nova-andradinense. É um reconhecimento pelo pioneirismo e um resgate às nossas origens, nossa história”, detalhou.
Pioneiros
De acordo com o Projeto de Lei, número 17, de 15 de junho de 2012, as três primeiras famílias a chegarem à região, que ficou conhecida como Gleba São Bento, por volta de 1912, foram os Nantes, os Chaves e os Mattos.
Os primeiros migrantes eram oriundos, principalmente, dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. O documento aprovado pelos vereadores também deixa claro que, antes da chegada dos pioneiros, comunidades indígenas da etnia Ofaié Xavante já viviam na região.
Por volta de 1920, outras famílias vindas de variados estados e descendentes de imigrantes também começaram a chegar às terras que hoje formam Nova Andradina. Já em 1950, a Gleba São Bento começou a ser dividida em comunidades, dando origem aos bairros que, hoje, são denominados Laranjal, São Bento e Papagaio.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.