Cabo de alta tensão cai e mata 32 cabeças de gado em propriedade rural de Naviraí

Acidente aconteceu na Fazenda Nossa Senhora do Perpetuo Socorro na estrada MS 145, km 25 que liga Naviraí ao assentamento Juncal

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Acidente aconteceu na Fazenda Nossa Senhora do Perpetuo Socorro na estrada MS 145, km 25 que liga Naviraí ao assentamento Juncal

Na tarde de quarta-feira (19), por volta das 15h30m, um cabo de alta tenção se rompeu matando 32 cabeças de gado, na Fazenda Nossa Senhora do Perpetuo Socorro localizada na estrada MS 145, km 25 que liga Naviraí ao assentamento Juncal, no município de Naviraí. Uma das roldanas que sustenta o cabo de alta tensão se rompeu do poste vindo o cabo de energia a cair sobre um estirante (cabo de sustentação do poste de energia), matando o gado que pastava próximo ao local.

Um funcionário da fazenda ouviu um barulho e saiu para o pasto para verificar o que tinha acontecido e encontrou o gado caído ao solo muitos deles sendo queimados pela corrente de energia. O fio que atingiu alguns gados chegou a decepar parte do corpo deles.

Na hora do fato chovia no local o que pode ter ajudado a agravar mais a descarga elétrica sobre os animais, que tiveram mortes instantâneas.

Segundo o proprietário da fazenda senhor Jose Carlos Moreschi, por cerca de 1h30m, o cabo continuou transmitindo energia, e somente após ele com a ajuda de seu funcionário conseguiram fazer o desligamento da energia fazendo uso de um bastão para desligar os fuzíveis de um dos postes da rede elétrica que fica a cerca de 10km de onde o cabo se rompeu.

O proprietário da fazenda disse que comunicou o fato a empresa Enersul, (conforme o protocolo nº 7937551) que é responsável pela rede elétrica, onde os técnicos da empresa compareceu ao local somente no começo da noite por volta 18h30.

O fazendeiro estima que seu prejuízo com a morte das 32 cabeças de gado possa a chegar a R$ de 38 mil reais.

Na manhã desta quinta-feira (20), o proprietário da fazenda foi até a Delegacia de Polícia Civil de Naviraí onde registrou um boletim de ocorrência. O fazendeiro agora espera uma resposta da Enersul que amanhã estará fazendo uma pericia no poste, onde o cabo de alta tenção se rompeu.

Conteúdos relacionados