Brasil é campeão do Ibero-Americano de atletismo

O Brasil se proclamou neste domingo campeão no quadro de medalhas do 15º Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, disputado em Barquisimeto (Venezuela). Os brasileiros somaram 14 medalhas de ouro, 17 de prata e 13 de bronze (44 no total), deixando Cuba em segundo com 8-6-4 e Colômbia em terceira com 6-3-5. O Brasil conquistou a medalha […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Brasil se proclamou neste domingo campeão no quadro de medalhas do 15º Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, disputado em Barquisimeto (Venezuela).

Os brasileiros somaram 14 medalhas de ouro, 17 de prata e 13 de bronze (44 no total), deixando Cuba em segundo com 8-6-4 e Colômbia em terceira com 6-3-5.

O Brasil conquistou a medalha de ouro no revezamento 4X100 feminino, no rodízio de encerramento do evento.

O grupo das brasileiras foi integrado por Geisa Muniz Coutinho, Aparecida de Moura, Evelyn de Oliveira e Rosângela Oliveira, que finalizaram com um tempo de 43,90 segundos.

No revezamento 4X100 masculino, o Brasil repetiu o ouro com um tempo de 38,95 segundos com a equipe de Carlos de Moraes, Sandro Rodríguez, Nilson de Oliveira e Aldemir Gomes.

Os 1.500 metros rasos foram vencidos por Leandro Prates, com um tempo de 3min47s76.

Outra brasileira, Andresa de Oliveira, com um lançamento de 64,21 metros, ficou com o ouro na prova de lançamento de disco feminino. A prata também foi para a brasileira Fernanda Borges (57,87 metros).

Eliane Martins venceu no salto à distância feminino com marca de 6,55 metros. No segundo lugar, empate entre a chilena Macarena Reyes e a brasileira Giselle Marcullino, com idênticos 6,14 metros, por isso que as duas levaram medalha de prata.

A supremacia do Brasil se completou com as duas últimas medalhas do evento. Lucimara da Silvestre ganhou no heptatlo, ao acumular 6.160 pontos, enquanto Tamara Alexandrino ficou em terceiro com 5.548 pontos.

Luiz Alberto Cardoso de Araújo liderou o decatlo com um total de 7.772 pontos. No pódio o acompanharam Venâncio Anderson e o português Tiago Marto.

Conteúdos relacionados