Bombeiros de Corumbá utilizam cães para terapia de crianças da Apae
O 3º Grupamento de Bombeiros vem desenvolvendo um projeto social envolvendo a participação de cães como tratamento auxiliar de crianças portadoras de necessidades especiais da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de Corumbá. As crianças interagem com os cães desenvolvendo habilidades específicas como motoras, a fala, afetividade, relacionamento pesso…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O 3º Grupamento de Bombeiros vem desenvolvendo um projeto social envolvendo a participação de cães como tratamento auxiliar de crianças portadoras de necessidades especiais da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de Corumbá.
As crianças interagem com os cães desenvolvendo habilidades específicas como motoras, a fala, afetividade, relacionamento pessoal, companheirismo, socialização e memória.
O projeto teve início em maio deste ano tendo como primeiro cão terapeuta um animal da raça Golden Retriever, com três anos de idade. “Para ser um cão terapeuta o cão necessita ter sido socializado com pessoas, objetos, lugares e ruídos. Precisa ainda ser vacinado, ser dócil e obediente”, afirma o coordenador do projeto, 1º tenente bombeiro Fábio Pereira de Lima, que ainda é cinotécnico e adestrador de cães.
Atualmente o projeto conta com mais dois cães que integram a equipe – um da raça Cocker Spaniel e outro da raça Beagle. As sessões de terapia acontecem nas segundas e sextas-feiras e contam com a participação de diversos profissionais da Apae entre psicólogos, fisioterapeutas, assistente social, fonoaudiólogo e um oficial bombeiro cinotécnico. O trabalho traz resultados positivos logo nas primeiras semanas.
Nas últimas décadas, a terapia assistida por animais vem ganhando interesse e investimentos da comunidade científica em função dos resultados alcançados por meio da interação homem-animal. O objetivo é promover a saúde física e psíquica das pessoas envolvidas. Para participar do projeto, os cães precisam ser dóceis, companheiros, obedientes e gostar muito de crianças.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
O que Itaú, Bradesco, Santander, BTG e outros bancos dizem sobre a alta do juro
Alta de 1 ponto porcentual da Selic, para 12,25%
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.