Ayres Britto: se passar de junho, mensalão pode ficar para 2013
O próximo presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, enxerga pouco tempo para julgar o caso do mensalão, mais rumoroso escândalo de corrupção da administração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ou o caso é concluído até 30 de junho ou há risco de ficar só para 2013, quando muitas penas já estarão […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O próximo presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, enxerga pouco tempo para julgar o caso do mensalão, mais rumoroso escândalo de corrupção da administração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ou o caso é concluído até 30 de junho ou há risco de ficar só para 2013, quando muitas penas já estarão prescritas – ou serão apenas convertidas em prestação de serviços à comunidade. Britto considera ideal que o mensalão seja julgado até junho. “No mais tardar 5 de julho, se houver consenso para uma convocação extraordinária no recesso”, afirmou. Depois disso, “fica difícil”. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Segundo explicou Britto, no segundo semestre deste ano o processo eleitoral vai demandar o trabalho de seis dos 11 ministros do Supremo na Justiça Eleitoral, e “pode não ser conveniente” julgar o caso sem o quadro completo de magistrados do STF. “Quando uma decisão no Supremo é produzida pelo número cheio dos seus membros, ela é mais rica de equacionamento técnico. É politicamente mais legítima.” Em sua opinião, seriam necessários 20 dias úteis “de esforço concentrado, um regime quase mutirão” para impedir a “inconveniência” do processo correr em paralelo com as eleições. O incício do julgamento depende da apresentação do voto do ministro revisor, Ricardo Lewandowski, a quem Britto dá carta branca. “(Lewandowski) Merece toda a nossa admiração e respeito. O ‘timing’ é exclusivamente dele como juiz independente.” Além do minguado tempo, em agosto aposenta-se o ministro Cezar Peluso, e a corte fica incompleta. O desfecho do processo seria jogado para 2013.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Agetran divulga mudanças de funcionamento dos ônibus para o fim do ano
A linha 079 – Bandeirantes / Hércules Maymone estará suspensa entre os dias 26 de dezembro e 5 de janeiro
Rotary Club de Campo Grande comemora 85 anos e destaca trajetória de ações sociais
Jantar comemorativo reuniu membros da entidade que ressaltaram atuação de destaque em Mato Grosso do Sul
Câmara destina 25% da emenda impositiva da Saúde para projeto coordenado por vereador
Victor Rocha (PSDB) explica que fez pedido a vereadores para ampliar Casa Rosa e atender homens e crianças
Clubes de MS realizam assembleia para alterar estatuto e novo presidente da FFMS pode ser decidido
Assembleia ocorre após TJD-MS prorrogar prazo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.