Autoridades levantam situação fronteiriça para implantar comitê de saúde
Autoridades ligadas ao setor de saúde pública iniciam na próxima terça-feira, 17 de janeiro), um levantamento minucioso dos serviços disponibilizados nas cidades de Puerto Quijarro, Puerto Suárez (ambas na Bolívia) e Corumbá (Brasil), para instalação de um comitê de saúde na fronteira. O assunto foi amplamente debatido em Corumbá no início da semana, com as […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Autoridades ligadas ao setor de saúde pública iniciam na próxima terça-feira, 17 de janeiro), um levantamento minucioso dos serviços disponibilizados nas cidades de Puerto Quijarro, Puerto Suárez (ambas na Bolívia) e Corumbá (Brasil), para instalação de um comitê de saúde na fronteira.
O assunto foi amplamente debatido em Corumbá no início da semana, com as presenças inclusive de dois especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rivaldo Venâncio da Cunha e de Antônio Flávio Ferraz, de representantes da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Corumbá; da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e da Rede de Saúde Pública da Província de German Busch (Bolívia).
No dia 17, o grupo, formado por técnicos da Secretaria de Saúde de Corumbá e da Universidade Federal, vai conhecer a realidade da saúde boliviana. Estão programadas visitas em Puerto Quijarro, a partir das 08 horas, ao Hospital Príncipe da Paz, assim como à unidade Pro Salud e ao Centro de Salud San José. À tarde, a partir das 14 horas, a equipe estará em Puerto Suárez, visitando o Hospital San Juan de Dios e o Centro Integral de Diagnostico San Juan de Dios. Todos estarão municiados de documentos encaminhados pela Fiocruz, para o levantamento. A visita contará ainda com a presença do especialista Antonio Flávio Ferraz, um dos responsáveis pela implantação do comitê de saúde na fronteira na região de Ponta Porã, e que atende Pedro Juan Caballero e outras cidades paraguaias próximas.
Estão programadas visitas também ao Hospital de Corumbá, bem como no Pronto-Socorro Municipal. Isto acontece no dia 18, quarta-feira, quando as autoridades bolivianas conhecerão a realidade local, um quesito apontado por Antônio Flávio, como fundamental para melhoria dos serviços na rede de saúde na região de fronteira. O trabalho será concluído com uma reunião técnica no Hospital de Corumbá, no final da manhã de quarta.
Vão estar participando das visitas, além de Antônio Flávio, a subsecretaria de Saúde, Maria Antonieta Sabatel; coordenador geral de Atenção em Saúde, Eduardo Lasmar Pacheco, e coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Viviane Ametlla, além de outros integrantes da pasta de Saúde da Prefeitura, como também Edgar Costa, da UFMS, responsável pelo programa estudos fronteiriços; médico Esthewaldo Justiniano e pelo técnico Ronald Vargas, ambos da Rede de Saúde da Província de German Busch, e outras autoridades bolivianas.
(As informações são da Assessoria de Comunicação Institucional)
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
IFMS divulga resultado do exame de seleção 2025 para 11 cursos técnicos integrados ao ensino médio
O período para matrícula online da 1ª chamada começa nesta sexta-feira (13)
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Na última sessão de 2024, deputados estaduais aprovam seis projetos
Projetos seguem para sanção do Governo de Mato Grosso do Sull
VÍDEO: Motorista perde controle de Renegade em curva, bate em árvore e capota na Duque de Caxias
O motorista saiu, aparentemente sem lesões, enquanto o passageiro permaneceu dentro do veículo aguardando achegada do socorro.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.