Após eleição irregular, diretora de Escola Estadual se mantém no cargo como interina

Propaganda em período não permitido, bem como votos irregulares, foram apontados durante a eleição do dia 25 de abril

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Propaganda em período não permitido, bem como votos irregulares, foram apontados durante a eleição do dia 25 de abril

A eleição ocorrida no dia 25 de abril na Escola Estadual Severino de Queiróz foi cancelada pela SED (Secretaria de Estado de Educação), por conta de diversas irregularidades cometidas pela Comissão Escolar. Mesmo assim, a diretora, professora Mara Rubia, acusada de infringir resoluções da SED, se manteve no cargo como diretora interina, segundo informação da própria Secretaria Estadual de Educação.

professor Haroldo Dittmar, entrou com o pedido de recurso contra a diretora Mara Rubia, que seria reconduzida. Ele alega que a comissão eleitoral não teve competência e lisura para conduzir o processo eleitoral, bem como a diretora teve mais tempo para expor sua campanha do que os outros candidatos. Ele defende ainda que a candidatura de Mara deveria ser impugnada, conduzindo-o ao cargo, já que ele foi o segundo mais votado.

Na denúncia consta que, mesmo com o prazo para a campanha vencendo às 20h, do dia 20 de abril, Mara Rubia teria enviado e-mail no dia 21 a dois professores, divulgando seu plano de gestão. Além disso, ela teria afixado no mural da escola, panfletos, bem como fotos dela, com os dizeres “conto com seu voto”, no período em que era vedada a propaganda aos candidatos.

Outros fatos estranhos também foram relatados como o questionamento da coordenadora pedagógica Marilene Leal Cunha, que trabalhou na sessão destinada a pais e responsáveis, sobre ter que acrescentar a listagem inicial 17 nomes de pais que votaram em envelopes, bem como outros 13, somando um total de 30 votos incluídos de ultima hora. Após análise da Comissão Estadual, ficou constatado que nove destes, não tinham direito a voto.

O recurso foi analisado pela Comissão Escolar no dia 27 de abril e encaminhado à Comissão Estadual, pelas ocorrências terem sido consideradas graves. Na última segunda-feira (14), a Secretaria de Educação publicou no diário oficial o cancelamento das eleições e a nomeação da professora Mara Rubia, como diretora interina. A alegação da secretaria é de que a direção não pode permanecer abandonada durante o período para que novas eleições sejam convocadas, que é de seis meses.

Conteúdos relacionados