Apagão da hidrelétrica Itaipu afeta municípios de Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande, bairros da região Oeste da cidade, como Caiçara, São Conrado, Taveirópolis, União, Oliveira I, II e III foram atingidos por 27 minutos.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em Campo Grande, bairros da região Oeste da cidade, como Caiçara, São Conrado, Taveirópolis, União, Oliveira I, II e III foram atingidos por 27 minutos.

Um ‘apagão’ na noite de ontem (3), em Foz do Iguaçu, provocou uma redução de carga da hidroelétrica de Itaipu em cinco estados brasileiros. No Mato Grosso do Sul, municípios como Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Miranda, Bonito e Dois Irmãos do Buriti ficaram sem energia por 27 minutos.

Já em Campo Grande bairros da região Oeste da cidade, como Caiçara, São Conrado, Taveirópolis, União, Oliveira I, II e III foram atingidos. A interrupção elétrica teve início às 19h55 e durou até a 20h33, tendo origem em um transformador de Furnas, dentro de Itaipu e teria entrado em colapso, ocasionando uma queda brusca de carga nas linhas de transmissão de 60 Hertz.

Após registrar o problema, a usina de Itaipu teria enviado um pedido de “alívio” para as distribuidoras de energia, com a intenção de equilibrar novamente a carga da maior hidrelétrica do país, de acordo com as informações da “Agência Brasil”.

No Estado, segundo a assessoria de comunicação da Enersul (Empresa Concessionária de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul), o black-out afetou 7% dos municípios. “Houve reflexo porque o sistema é interligado. Eles pediram um tempo e logo em seguida deram o aval para ativar a carga, equilibrando o sistema”, disse a assessoria ao Midiamax.

A nível nacional, nos estados do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Acre e Rondônia, a interrupção foi restabelecida entre 15 e 30 minutos depois da interrupção.

Conteúdos relacionados