Alunos do Instituto Federal realizam protestos durante esta semana

Os alunos do campus de Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) organizam para esta semana uma série de protestos. O objetivo do movimento seria chamar a atenção das autoridades locais para vários problemas enfrentados pelos estudantes. Um dos principais pontos de insatisfação dos alunos seria a demissão do diretor de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os alunos do campus de Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) organizam para esta semana uma série de protestos. O objetivo do movimento seria chamar a atenção das autoridades locais para vários problemas enfrentados pelos estudantes.

Um dos principais pontos de insatisfação dos alunos seria a demissão do diretor de ensino do campus, Márcio Lustosa. Segundo os estudantes, a destituição de Lustosa teria ocorrido após ele manifestar a pretensão de se candidatar para a cadeira de diretor geral, cargo ocupado atualmente por Jarbas Miranda.

Segundo a Lei 11.182, de 29 de dezembro de 2008, para concorrer ao cargo de diretor geral, o interessado precisa “possuir o mínimo de dois anos de exercício em cargo ou função de gestão na instituição”, condição que seria preenchida por Marcio Lustosa em menos de um mês.

Os alunos classificaram a demissão do funcionário como autoritária, uma vez que, na opinião deles, não foram apresentadas razões que motivassem tal atitude. Durante toda a semana, os estudantes não irão para o campus. Eles pretendem realizar uma série de mobilizações na região central de Nova Andradina.

Entre as reivindicações dos estudantes estão a redução no valor cobrado pela alimentação, aquisição de obras literárias para a biblioteca, melhorias no serviço de internet para os laboratórios de informática e a disponibilização de animais no setor agropecuário para a realização de aulas práticas.

Para a próxima sexta-feira (25), estaria agendada uma reunião entre representantes do Grêmio Estudantil, Comissão dos Alunos, Associação de Pais e o diretor do campus, Jarbas Miranda, para tratar sobre o tema.

Conteúdos relacionados