Aeroporto de Dourados ganha nova sala de embarque, com capacidade para 120 passageiros
Começou a funcionar nesta quinta-feira a nova sala de embarque do Aeroporto Francisco de Matos Pereira, construída pela Prefeitura de Dourados com recursos próprios do município. A nova sala tem capacidade para 120 pessoas sentadas. “É mais uma etapa do projeto de reforma, ampliação e homologação do nosso aeroporto, que antes era um aeródromo e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Começou a funcionar nesta quinta-feira a nova sala de embarque do Aeroporto Francisco de Matos Pereira, construída pela Prefeitura de Dourados com recursos próprios do município. A nova sala tem capacidade para 120 pessoas sentadas.
“É mais uma etapa do projeto de reforma, ampliação e homologação do nosso aeroporto, que antes era um aeródromo e agora é oficialmente um aeroporto”, afirmou o prefeito Murilo. Na terça-feira já havia sido autorizado o funcionamento da Epta (Estação Permissionária de Serviços de Tráfego Aéreo).
A administração do aeroporto concluiu na tarde de terça-feira os detalhes da nova sala de embarque, incluindo a instalação do pórtico para detecção de metal no corpo de passageiros e o raio-x para bagagem de mão. Além disso, a aeroporto tem o equipamento chamado raquete para auxiliar nos casos em que o pórtico apontar a presença de algum metal.
Segundo o diretor do Departamento Aeroportuário Juliano de Almeida Domingos, a nova sala de embarque proporciona mais conforto aos usuários, que ficarão sentados em cadeiras confortáveis e grandes, com vista direta para a pista do aeroporto. A antiga sala tinha capacidade para apenas 30 pessoas. A nova sala permitirá o embarque em aeronaves para até 120 passageiros.
Homologação
Na terça-feira à noite entrou em operação, após a homologação pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) da Aeronáutica, a Epta, que funciona na sala de controle do aeroporto. A estação, segundo o operador Paulo Roberto Sales, fornece dados de comunicação e meteorologia.
A estrutura é composta de rádio comunicação, estação meteorológica, Papi (que dá o ângulo para pouso), NBD, rádio farol de ângulo vertical que indica a localização do aeroporto e o SGTAI (Sistema de Transmissão de Mensagens). Para auxiliar a navegação o aeroporto tem ainda o farol rotativo e a sinalização noturna da pista. O controle da navegação é feito por uma empresa especializada.
O aeroporto de Dourados também melhorou a sua estação de combate a incêndio. Hoje, conta com uma viatura AP2 Titan e uma AC3 Land Rover, que permite elevar a categoria da estação para 5. Atualmente é 3. O governo do Estado, que cuida da estação, já está solicitando a elevação de categoria.
Investimentos
Com o investimento feito pela prefeitura e pelo governo do Estado, Dourados teve o seu aeródromo elevado para aeroporto. A antiga sala de embarque será redividida para abrigar uma companhia aérea e ainda o COE (Centro de Operação de Emergência) – um comitê de segurança a ser instalado no caso de acidente ou atentado.
O aeroporto já conta também com uma lanchonete, que resolve o problema antigo de falta de apoio para passageiros e principalmente pilotos. Tem ainda estacionamento fechado e ponto de táxi. A prefeitura está elaborando o projeto para a compra de uma esteira de bagagem, que será o próximo investimento.
Já o governo do Estado prepara o investimento de mais R$ 4,5 milhões na parte da pista. Será ampliado o pátio de estacionamento de aeronaves e construído mais uma via de acesso à pista. A pista também receberá investimento, mas o Estado não definiu ainda se será ampliada de 30 para 45 metros ou se terá a pavimentação reforçada.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.