Rússia prende jornalista brasileiro após ataques
O jornalista brasileiro freelancer Solly Boussidan, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, foi preso na sexta-feira (28/1), por autoridades russas na cidade de Sochi, sob a acusação de trabalhar sem permissão no país. O repórter foi interrogado por 12 horas pelas autoridades russas, depois de enviar um relato sobre a cobertura televisiva do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O jornalista brasileiro freelancer Solly Boussidan, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, foi preso na sexta-feira (28/1), por autoridades russas na cidade de Sochi, sob a acusação de trabalhar sem permissão no país. O repórter foi interrogado por 12 horas pelas autoridades russas, depois de enviar um relato sobre a cobertura televisiva do atentado de segunda-feira (24/1) no aeroporto de Moscou, quando 35 pessoas morreram, ao portal Terra Magazine. As informações são do Estadão.
Moscou determinou que Boussidan deve passar 10 dias em uma prisão antes de ser deportado. O Itamaraty e a Alemanha — país do qual o repórter também tem cidadania — tentam interceder para que ele deixe a Rússia o quanto antes.
Embora tenha se identificado como jornalista ao cruzar a fronteira, Boussidan não trabalhava em território russo e estava em trânsito rumo à Armênia com um visto de turista. No entanto, com o atentado de segunda-feira no aeroporto de Moscou, quando 35 pessoas morreram, o repórter enviou um relato ao portal brasileiro.
Dois dias depois, a polícia o deteve em seu hotel e o interrogou por 12 horas. Em seguida, Boussidan foi levado a uma audiência com um juiz, que determinou sua prisão por 10 dias antes da deportação, além de uma multa de dois mil rublos (cerca de 65 dólares). O brasileiro foi encaminhado a um centro de detenção para estrangeiros na cidade de Adler, perto da fronteira com a Geórgia.
Segundo o Estadão, o jornalista passou 36 horas sem comida, sob pressão para assinar documentos em russo sem tradução e abrir mão da proteção consular brasileira.
Organizações internacionais de defesa da liberdade de imprensa têm criticado duramente as ações de Moscou contra repórteres que atuam no país. Segundo a ONG Repórteres Sem Fronteiras, a Rússia pretende erguer “uma cortina de ferro” para impedir a cobertura da imprensa.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Viola tenta impedir planos de Mavi: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Jô questiona Cacá sobre suposta doença: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Zélia garante que descobrirá passado de Clarice: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Laura conta ao marido que viu extraterrestre e boato se espalha: Resumo Tieta, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.