Prefeitura cria comissão para apurar infrações cometidas por agentes em greve
Com respaldo em decisão do TJMS, prefeitura anunciou a comissão; grevistas podem ter salários cortados e agentes em estágio probatório serem exonerados
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com respaldo em decisão do TJMS, prefeitura anunciou a comissão; grevistas podem ter salários cortados e agentes em estágio probatório serem exonerados
A greve dos agentes de saúde agora além de ser um problema de saúde pública também é uma um assunto da Justiça. As secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Administração (Semad) constituiu uma comissão para apuração sumária das possíveis infrações disciplinares que possam ter sido praticadas pelos grevistas.
Segundo a assessoria da prefeitura, a decisão de criar a comissão está pautada em uma decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), e a resolução foi públicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (11).
A prefeitura apontou que a ausência dos servidores ocupantes de cargos de agentes de saúde pública e agentes de controle de epidemiologia, traz prejuízos à população da Capital. Segundo a justificativa, os funcionários trabalham especialmente no combate à infestação do mosquito vetor e transmissão de zoonoses. Nas considerações que fazem para justificar a criação das comissões, Semad e Sesau destacam que “a ausência dos servidores ocupantes dos cargos de agente de saúde pública e agente de controle de epidemiologia, aos trabalhos de rotina, especialmente o combate à infestação dos focos do mosquito vetor e transmissão de zoonoses traz prejuízos à saúde da população”.
Corte do ponto e exoneração
A prefeitura informou por meio de nota oficial que a Sesau ficará responsável por encaminhar à comissão a lista dos servidores ausentes e indicação dos dias ausentes. Ficará a cargo da Semad o desconto automático dos dias “faltosos” dos grevistas e até mesmo sustar o pagamento dos agentes que insistirem na greve.
Os que tiverem o pagamento cortado, só vão receber após o término do mês de referência da apuração do mês de freqüência.
Os membros da referida comissão também vão apurar a infração disciplinar dos servidores que estão em estágio probatório. Segundo a prefeitura, caso tenham participado da greve, podem até mesmo ser exonerados, uma vez que o poder público municipal aponta que nesse caso constitui falta gravíssima no processo de avaliação para obtenção de estabilidade de funcionário público municipal.
Comissões
As pessoas destacadas para investigar as infrações dos agentes grevistas serão servidores municipais indicados pelos secretários da Sesau e Semad e um membro da Agência Municipal de Prestação dos Serviços de Saúde, que farão audiência com todos os servidores que faltaram ao trabalho durante a greve.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.