PR promove candidato em Aparecida do Taboado com obras da Agesul

Lama asfáltica, máquinas, prêmios em dinheiro, obras na MS-316 e festa com a direção da Agesul são promovidas por candidato a prefeito do PR

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Lama asfáltica, máquinas, prêmios em dinheiro, obras na MS-316 e festa com a direção da Agesul são promovidas por candidato a prefeito do PR

Enquanto pecuaristas e moradores de todo o interior do MS reclamam do estado das estradas vicinais e estaduais de terra, que sãos as prioridades da lei que criou o Fundersul, há regiões do estado nas quais há pouco que reclamar.

Um exemplo são algumas estradas de Aparecida do Taboado, um município que fica ao norte do MS. Ali, uma influente articulação de lideranças partidárias do partido da República, o PR, comanda pelo deputado Edson Giroto, atua no sentido de atender demandas de alguns agricultores, de olho na cadeira de prefeito em 2012.

A articulação para o fornecimento de máquinas da Agesul para melhorar as estradas de terra da cidade passa diretamente pelo presidente do PR local, Albenah Garcia e por José Robson Samara de Almeida, vice-presidente do PR e candidato a prefeito lançado por Giroto, no último dia 30 de julho.

Segundo reportagem do Jornal do Bolsão, de Aparecida do Taboado, Giroto e Robson Samara doaram 48 toneladas de lama asfáltica e máquinas para “as obras de pavimentação de todo o recinto” onde ocorreu o “Caipiraço” 2011. A quantidade de massa asfáltica pode estar incorreta, segundo o jornal, mas a doação aconteceu de fato, como comprovam as fotografias da reportagem.

Além disso, segundo a publicação, um dos promotores do evento, Edson Fiori, agradeceu a ambos pela doação.  “Nós gostaríamos de agradecer o engenheiro Robson Samara e o deputado Edson Giroto por nos doarem a massa asfáltica que vai possibilitar o asfaltamento do recinto”, afirmou Fiori. A dupla também patrocinou o prêmio de R$12 mil reais ao primeiro colocado do Caipiraço, em abril deste ano.

Depois da entrega do prêmio, ocorreu uma reunião política na casa de Albenah, na presença de Giroto, para discussão de reivindicações. Giroto responsabilizou a presidente Dilma pela falta de novidades para o município, em função da retenção de recursos federais.

Estradas de terra são arrumadas por interferência política do PR

Outra notícia do Jornal do Bolsão relata que o agricultor Toru Kussimi pediu a Albenah providências para a melhoria da MS-316, onde tem propriedade. O presidente do PR local, Albenah Garcia, conseguiu a terraplanagem por intermédio do candidato Robson Samara, que é engenheiro da Agesul há 32 anos, e responsável pelas obras.

A reportagem do Midiamax falou com Kussumi, que confirmou a notícia, acrescentando que Albenah também tem uma propriedade na MS-316. Trata-se da Frango Ouro, empresa do presidente do PR.

Apesar de pequena, Aparecida do Taboado tem posição estratégica para os planos de desenvolvimento da infra-estrutura de transportes do governo federal, inclusive com obras do PAC 2. O município tem ligação rodoferroviária com São Paulo, e deve ser a interligação de novas ferrovias a serem implantadas no MS, como a Ferrovia do Pantanal, um ramal da Norte e Sul. A cidade deve receber elevada quantia de recursos federais.

O compromisso de Giroto com essa obra foi firmado com o ex-presidente da Vale, José Francisco das Neves, demitido do cargo pela presidente Dilma por suspeitas de irregularidades em licitações.

Robson Samara promoveu festa para a cúpula da Agesul

Outro destaque nas notícias locais foi a festa promovida pelo candidato a prefeito do PR para a diretoria da Agesul. As notícias destacam passeios de lancha, churrasco e festa, com a presença de Hélio Komiyama, o diretor executivo da Agesul, responsável pelas obras do Fundersul, e membro do conselho do fundo.

Reportagem do Midiamax mostrou que Komiyama foi classificado como inelegível pelo TCU, por ter cometido irregularidades nas medições das obras da BR-359.

Conteúdos relacionados