População é alertada hoje sobre exploração sexual de crianças e adolescentes

No Dia Nacional de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Políticas, Ações Sociais e Cidadania (SAS) vai realizar uma campanha educativa em parceria com o CMDA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o Comsex (Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No Dia Nacional de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Políticas, Ações Sociais e Cidadania (SAS) vai realizar uma campanha educativa em parceria com o CMDA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o Comsex (Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente). A ação de amanhã será em frente à Escola Estadual Joaquim Murtinho, a partir das 10h30, com panfletagem de material informativo alertando a população para a violência e a exploração sexual infanto-juvenil. A atividade também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio.

“Nosso trabalho é preventivo, procuramos orientar a comunidade na questão da violência e exploração sexual das crianças e adolescentes. A orientação é tudo”, ressaltou Sonia Calux, chefe da Divisão de Média Complexidade da SAS.

Segundo Sonia, o trabalho desenvolvido pela SAS não é pontual, acontece no decorrer de todo o ano, com palestras e oficinas nas escolas, Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado e Assistência Social) e unidades básicas de saúde. “Vale a pena esclarecer os pais, adolescentes e a comunidade de um modo geral quanto à violência e ao abuso sexual. Entre as informações que repassamos, orientamos a família para prestar atenção na criança, observar se houve mudança de comportamento e se está com manchas pelo corpo”, assinalou.

As denúncias de exploração e violência sexual que chegam à SAS são encaminhadas ao Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. O Conselho Tutelar, por sua vez, encaminha os casos à Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA).

“Muitas vezes a família não denuncia, tem vergonha de denunciar, principalmente se a vítima de abuso é uma menina”, revelou Sonia. Confira os telefones de denúncia para os casos de violência e exploração sexual: Conselho Tutelar da Região Sul – 3314-6370/3314-6367; Conselho Tutelar da Região Norte – 3314-6371/3314-6366; Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente – 3385-3456.

Durante o mês de maio, os Creas estarão desenvolvendo diversas atividades com o objetivo de divulgar, informar e discutir a problemática da violência sexual infanto-juvenil no município. As palestras vão ser ministradas por técnicos e educadores sociais. Confira Aqui a programação.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados