Políticos que seguiram os passos dos pais em Mato Grosso do Sul
Parece que a política acontece de pai para filho. Assim como nos negócios, os filhos se espelham nos pais e acabam seguindo o mesmo caminho. Em todo o Brasil é notado vários exemplos de homens públicos que montam uma carreira política e a entregam o ‘ofício’ ao filho como herança. Isso não é um fato novo e ocorre […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Parece que a política acontece de pai para filho. Assim como nos negócios, os filhos se espelham nos pais e acabam seguindo o mesmo caminho. Em todo o Brasil é notado vários exemplos de homens públicos que montam uma carreira política e a entregam o ‘ofício’ ao filho como herança. Isso não é um fato novo e ocorre no Brasil desde os tempos coloniais.
Em Mato Grosso do Sul temos vários exemplos de políticos pais que passam a herança para os filhos.
O exemplo maior está à família Trad com o patriarca Nelson Trad que passou a herança para seus três filhos: prefeito Nelson Trad Filho, deputado estadual Marquinhos Trad, e deputado federal Fábio Trad, todos peemedebistas.
O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, disse que Nelson Trad sempre foi um bom pai e uma referência em sua vida.
“Quando era pequeno eu me lembro de uma cena na época da revolução de 64 quando meu pai foi perseguido e levado de casa. Na época ele até perdeu seus direitos políticos. Meu pai era vice-prefeito e nem pode concluir o mandato. Nem no Comercial [time de futebol] que é sua paixão ele conseguiu voltar. A partir desse episódio que eu quis ser político”, comenta o prefeito.
Questionado se essa herança patriarcal tocou seus filhos, Nelsinho explica que os dois filhos dele não têm paixão por política que ele e os irmãos nutrem. “Eles [filhos] não têm interesses, pois sofreram com a minha ausência por causa da política. Ai, eles não querem essa vida”, justifica.
Temos também como exemplo forte a vice-governadora Simone Tebet (PMDB) que resolveu entrar no meio político por meio do pai o senador Ramez Tebet, que morreu em em novembro de 2006.
A vice-governadora disse que se inspirou em ser política pela influência que teve do seu pai. Ela já até disse que seu sonho é terminar os projetos do seu pai.
Simone é cotada para disputar o governo do Estado em 2014, mas já avisou que gostaria de ser senadora para honrar a memória do seu pai que não conseguiu terminar o último mandato no Senado Federal.
Outro exemplo que sustenta que a política pode surgir por meio da genética é o caso da vereadora Graziela Machado (PMDB), filha do deputado decano da Assembleia, Londres Machado, que está seguindo os passos do pai e já é vereadora por dois mandatos em Campo Grande.
O cientista político José Pennafort explica que as chamadas oligarquias espalhadas pelo país não são um privilégio brasileiro, mas um fenômeno típico de repúblicas em que o político é mais importante que a bandeira ideológica de seu partido.
Ele comenta que quando o voto é nominal fica mais fácil para transferir o prestígio pelo sobrenome e assim perpetuar o poder na família.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.