Para Fazenda, medidas terão impacto gradual no câmbio
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, avaliou hoje que as medidas anunciadas no início da manhã pelo Banco Central (BC) terão um impacto gradual sobre as expectativas em relação ao câmbio. Segundo Barbosa, essas medidas, chamadas unilaterais – porque só afetam um dos lados da operação, no caso os bancos com posição vendida […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, avaliou hoje que as medidas anunciadas no início da manhã pelo Banco Central (BC) terão um impacto gradual sobre as expectativas em relação ao câmbio. Segundo Barbosa, essas medidas, chamadas unilaterais – porque só afetam um dos lados da operação, no caso os bancos com posição vendida – já vinham senso estudadas pelo Ministério da Fazenda, em conjunto com o BC, desde 2008. Barbosa afirma que elas fazem parte do arsenal à disposição do governo para conter a volatilidade cambial.
Além disso, medida semelhante já foi usada no passado, na época da subvalorização do real, mas no sentido contrário, afetando os bancos com posição comprada. Na ocasião, lembrou Barbosa, foi instituída uma trava, que limitava esse tipo de operação. “Desta vez, a medida não proíbe, mas aumenta o custo da operação, em um desincentivo para conter a volatilidade que no futuro poderia gerar riscos”, acrescentou.
Segundo o secretário, a medida não deve afetar os investimentos no País, mas deve interferir no planejamento dos bancos para as chamadas operações de carry trade. Nessas operações, as instituições financeiras se aproveitam da diferença entre as taxas de juros no Brasil e no exterior para tomar dinheiro emprestado lá fora e aplicá-lo aqui dentro, obtendo lucros.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic
Consideram que os juros altos prejudicarão o emprego e a recuperação da economia
Motociclista sofre queda ao desviar de buraco e morre arrastado por carreta
O rapaz seguia em uma moto Honda CG pela Avenida
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.