Naviraí recebe Seminário de Planejamento da Agricultura Familiar

Naviraí, município situado a 361 km de Campo Grande, recebe nesta quinta e sexta-feira Seminário de Planejamento da Agricultura Familiar. Através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (CONISUL) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA realiza o seminário será realizado na Associação Comercial da cidade, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Naviraí, município situado a 361 km de Campo Grande, recebe nesta quinta e sexta-feira Seminário de Planejamento da Agricultura Familiar. Através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (CONISUL) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA realiza o seminário será realizado na Associação Comercial da cidade, como atividade do serviço de assistência técnica executado pelo CONISUL em oito municípios do Território da Cidadania do Cone Sul.

A atividade faz parte do Programa Federal Territórios da Cidadania que investe em 160 territórios brasileiros, onde se concentra pobreza e Mato Grosso do Sul conta com quatro deles, do Cone Sul, Grande Dourados, Vale do Ivinhema e Reforma, na região pantaneira.

O Seminário vai reunir 80 agricultores familiares dos oito municípios do Território da Cidadania do Cone Sul, de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Naviraí, Sete Quedas, Tacuru, para discutir a situação da agricultura familiar e projetos para o desenvolvimento territorial.

Coordena o trabalho iniciado em abril o Engenheiro agrônomo Erminio Guedes, junto com uma equipe técnica que já visitou mais de mil agricultores na região.

Os principais problemas da região estão associados à monocultura do leite e a falta de alternativas para diversificar a produção. Os técnicos entendem que não faltam oportunidades aos agricultores, mas falta organização social e da produção para aproveitamento e ocupação de espaço no mercado.

O melhor exemplo é das compras governamentais que priorizam comprar da agricultura familiar, como é o caso da merenda escolar, cujo desempenho em 2010 ficou em apenas 2%, no Estado.

Conteúdos relacionados