Pular para o conteúdo
Geral

Ministro pede apuração no Turismo para punir ‘verdadeiros culpados’

O ministro do Turismo, Pedro Novais, pediu nesta quarta-feira (17), durante depoimento na Câmara dos Deputados, a apuração de eventuais irregularidades para punir os “verdadeiros culpados” e retirar a “nuvem de suspeita” que paira sobre a sua pasta. (Veja transmissão ao vivo do depoimento na Câmara) “Conclamamos as autoridades responsáveis pela apuração de eventuais irregularida...
Arquivo - Publicado em
Compartilhar

O ministro do Turismo, Pedro Novais, pediu nesta quarta-feira (17), durante depoimento na Câmara dos Deputados, a apuração de eventuais irregularidades para punir os “verdadeiros culpados” e retirar a “nuvem de suspeita” que paira sobre a sua pasta. (Veja transmissão ao vivo do depoimento na Câmara)

“Conclamamos as autoridades responsáveis pela apuração de eventuais irregularidades com o máximo rigor e a maior velocidade possível para punir os verdadeiros culpados e retirar do ambiente do turismo a nuvem de suspeita que assombra”, disse o ministro.

Ele participa de audiência pública conjunta das comissões de Defesa do Consumidor, Fiscalização Financeira e Controle, e de Turismo e Desporto. Os deputados ouvem o ministro sobre denúncias de corrupção relacionadas ao ministério.

Novais afirmou que a primeira preocupação que teve ao assumir o comando da pasta foi fazer uma administração “correta”. Sobre as denúncias de irregularidades na pasta, ele afirmou que foram adotados “critérios mais rigorosos” para a prestação de contas de ONGs.

Ele disse ainda que está sendo feito um “esforço concentrado” para que convênios já firmados sejam reavaliados.

Na semana passada, a Polícia Federal prendeu 36 pessoas na Operação Voucher, para investigar desvio de verbas com o suposto envolvimento de servidores e integrantes da cúpula do Ministério do Turismo, além de entidades privadas.

A operação teve como objeto um contrato de R$ 4,4 milhões do ministério com uma ONG, para formação de 1,9 mil agentes de turismo no Amapá. Segundo a Polícia Federal, o dinheiro era desviado para empresas de fachada.

Entre os presos, estava o secretário-executivo da pasta, Frederico da Silva Costa, número dois na hierarquia do Ministério do Turismo. Ele deixou a prisão na sexta-feira, após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região conceder um habeas corpus.

Defesa

A fala de Novais foi precedida de um comunicado do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), que, junto com os presidentes das três comissões, tomou lugar na mesa da audiência conjunta.

Alves disse que veio em “solidariedade” ao ministro e pediu aos deputados que perguntassem o que quisessem. “Ele [Novais] só sairá quando todos os questionamentos forem respondidos”, afirmou Alves.

Novais iniciou sua apresentação com um relato de suas ações à frente da pasta. O ministro afirmou também que as emendas de bancadas individuais foram contingenciadas e que a pasta está trabalhando com 16% do total do orçamento, o que equivale a R$ 570 milhões.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)