Livros serão enviados para instituições nacionais e internacionais

Exemplares das Coletâneas Pedagógicas, desenvolvidas pela Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Municipal de Educação serão encaminhadas para diversas instituições ligadas ao ensino e aprendizagem, além de apoio à capacitação e direitos humanos. A informação foi repassada pelo secretário municipal de Educação, Hélio de Lima, durante a solenidade de entrega desses livros a…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Exemplares das Coletâneas Pedagógicas, desenvolvidas pela Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Municipal de Educação serão encaminhadas para diversas instituições ligadas ao ensino e aprendizagem, além de apoio à capacitação e direitos humanos. A informação foi repassada pelo secretário municipal de Educação, Hélio de Lima, durante a solenidade de entrega desses livros aos professores e diretores das 23 escolas do município na manhã desta terça-feira (16).

Entre os órgãos que a Prefeitura planeja enviar as “Coletâneas Pedagógicas – Práticas de Sala de Aula”, formadas por cinco livros com informações e propostas educacionais voltadas aos alunos da 1ª a 5ª série da Rede Municipal de Ensino (Reme), estão o Ministério da Educação, do Governo Federal; Academia Brasileira de Letras; Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro; além das Comissões de Educação do Senado e da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. Hélio também planeja encaminhar exemplares para os escritórios no Brasil da Organização das Nações Unidas (ONU), Unesco e Unicef. O kit deve ser enviado também para Genebra, na Suíça, onde está localizada a sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Ao todo, foram dois anos de discussões coletivas, oriundas das formações em serviço e reuniões por pólo dos diversos segmentos da secretaria municipal de educação durante a construção de propostas educacionais e apoio pedagógico aos docentes da REME. “Queremos divulgar realmente todo esse material, que é uma produção coletiva, escrito por várias mãos e que retrata aspectos regionais, encontrados somente aqui nesta terra”, comentou.

Divulgação

Atrelar o Pantanal como parte de Corumbá é uma das bandeiras defendidas pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). Durante discurso na solenidade desta terça-feira, realizada no Centro de Convenções do Pantanal, o chefe do executivo corumbaense comentou sobre a divulgação que o principal município pantaneiro deve receber no primeiro semestre de 2012 e a necessidade de reforçar que a maior parte desse bioma está localizado no território da Cidade Branca.

Ruiter citou uma reunião que teve com a equipe de filmagem do seriado “As Brasileiras”, da Rede Globo, que contará a história da “Reacionária do Pantanal” e terá como pano de fundo a Capital do Pantanal. “Quando me perguntaram quais imagens eu gostaria que fossem veiculadas eu disse o seguinte:  Falem da nossa cultura, da nossa gente, mas além disso, reforce que o Pantanal é em Corumbá, nós temos mais de 50% do Pantanal no nosso território e nem sempre isto é visto”, observou Ruiter.

Além de projeção televisa, o município pantaneiro será tema da escola de samba do Rio de Janeiro-RJ, Inocentes de Belford Roxo, que vai disputar o título do grupo de acesso do carnaval 2012 com o tema: Corumbá – Ópera Tupi-Guakuru. “Cada vez que podemos falar dos nossos personagens e cultura, estamos reforçando nossa identidade. A partir do momento que levamos isso para as crianças, iremos criar uma sociedade melhor, mais justa, com mais cultura e com muito mais amor a nossa terra”, completou o chefe do executivo corumbaense.

Conteúdos relacionados